Um WhatsApp pode ser rastreado? Saiba aqui

Uma pergunta que passa e muita pela cabeça dos usuários que utilizam o mais famoso mensageiro do mundo é saber se um WhatsApp pode ser rastreado.

Na grande maior parte dos casos, a vítima dessa espionagem seria o namorado, a namorada, ou esposa, marido, enfim, alguém com o qual se mantém um relacionamento.

Mas há casos em que a dúvida pode surgir quando o relacionamento acabou.

Afinal, o WhatsApp pode ser rastreado, ou não? Antes de entrarmos especialmente no aspecto técnico da coisa, é preciso falarmos brevemente sobre o aspecto jurídico.

Essa espionagem é ilegal. Ela deveria contar com a autorização daquele que está sendo espionado. A depender da maneira como é feita, pode até mesmo se configurar como crime, podendo acarretar danos para o envolvido no processo de espionagem. 

A espionagem somente é lícita, por assim dizer, quando você a realiza em aparelhos de sua propriedade, como um seu smartphone ou computador. Espionar aparelhos de terceiros é um ato ilícito. 

Dada as considerações iniciais, podemos partir para o caráter técnico da coisa para entender se o aplicativo de mensagens pode ou não ser rastreado. Essa é uma dúvida muito frequente na cabeça de seus mais de dois bilhões de usuários em todo o mundo.

Procurando algumas dicas culinárias ou gastronômicas? Então aperta aqui

Um WhatsApp pode ser rastreado?

Para realizar o monitoramento de um aparelho celular é preciso instalar um software espião que não vai monitorar apenas o WhatsApp, mas toda a comunicação e atividade do aparelho. Dessa forma ele estará monitorando desde ligações telefônicas, a envio de e-mails e correlatos. 

Para a instalação desse software é necessário ter acesso físico ao aparelho e igualmente passar pela tela de bloqueio.

No caso de aparelhos com senha isso se torna mais difícil. Assim sendo a espionagem não é tão fácil.

Igualmente, para aparelhos com sistema iOS, há mais segurança quanto a execução desses aplicativos que visam espionar o funcionamento do aparelho.

Não é algo de fato impossível de ser feito, mas há uma camada adicional de segurança que não é tão facilmente rompida, ao contrário de um aparelho Android, por exemplo. 

Ao acessar a lista de aplicativos, é possível verificar o aplicativo espião. Ao notar um aplicativo que você não instalou remova-o imediatamente do aparelho celular. 

Atenção ao WhatsApp Web

No caso do WhatsApp especialmente é preciso um cuidado adicional quanto ao WhatsApp Web. Qualquer aparelho autorizado a receber as mensagens, receberá uma cópia das mensagens e é possível realizar o monitoramento da vida do contato ali. Por isso ao utilizar um computador que não seja de uso pessoal para acessar o WhatsApp é essencial que o usuário se desconecte e não apenas feche o navegador.

Se você tem dúvida quanto aos computadores que estão vinculados a sua conta, é possível verificar em seu aplicativo no smartphone. Para isso acesse as configurações do aplicativo e acesse os aparelhos que estão conectados. 

Caso identifique um aparelho que não reconhece, realize a desconexão por meio do próprio aplicativo. Isso elimina as chances de espionagem de terceiros. 

Apesar de ser difícil vimos aqui que é possível realizar a espionagem do aparelho como um todo, e não apenas do WhatsApp, mas isso é um ato ilegal. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *