Dor metatarsal: causas de desconforto

A dor metatarsal é uma dor no metatarso que é sentida com mais frequência após uma lesão, por exemplo, na forma de uma fratura de um dos ossos metatarsais ou contusões. Também pode ser o resultado de doenças causadas pelo hálux, várias deformidades nos ossos dos dedos e pés chatos.

A dor no meio pé pode ser causada por danos nos ossos, tendões, músculos ou articulações. As doenças resultam de uma doença sistêmica ou disfunção orgânica, não necessariamente localizada na área dos membros inferiores. Há casos em que a dor metatarsal é sentida sem trauma específico.

Dor metatarsal: causas de desconforto
Dor metatarsal: causas de desconforto

Dor metatarsal sem trauma – causas

Em alguns casos, o desconforto na área do metatarso não é resultado de uma lesão ou sobrecarga do aparelho locomotor. As mulheres grávidas queixam-se de dores no metatarso, especialmente no último trimestre, quando ocorre o maior ganho de peso e o corpo retém água adicionalmente. 

A dor no metatarso afeta mais frequentemente atletas envolvidos em esforços físicos extenuantes e pessoas que trabalham em pé. 

A dor no metatarso é um sintoma característico da obesidade e também ocorre após o uso prolongado de calçados inadequados, por exemplo, salto alto ou sapato social feminino muito apertados com pontas estreitas, que podem contribuir não apenas para a dor, mas também para degeneração e deformação.

Dor no metatarso ao caminhar: um resultado comum de deformação óssea

Dor metatarsal: causas de desconforto
Dor metatarsal: causas de desconforto

A dor no metatarso ao caminhar é mais frequentemente o resultado da deformação dos ossos dos dedos, que incluem:

  • hálux valgo, ou o popular hálux – causa dor na parte média do pé; o dedão do pé desvia-se para o outro dedo do pé como resultado, por exemplo, de andar com sapatos desconfortáveis ​​e muito apertados; na maioria das vezes afeta mulheres que usam sapatos de salto alto;
  • o assim chamado dedo do pé do corredor – ocorre como resultado da sobrecarga da articulação metatarsofalângica, a dor é sentida com mais frequência após a corrida;
  • dedo em martelo, ou seja, contratura do segundo dedo – manifestada, entre outras dor irradiando para o metatarso;
  • dedão do pé rígido, ou seja, a rigidez da articulação metatarsofalângica – incomoda principalmente os idosos.

A causa da dor na região do metatarso pode ser o pé chato , ou seja, uma patologia na estrutura do pé, que, quando aplicada ao solo, adere com quase toda a sua superfície. 

Como resultado dessa doença, o aparelho locomotor fica sobrecarregado e, na ausência de terapia e reabilitação, as consequências podem ser de formação óssea e comprometimento da marcha.

Dor no metatarso superior, um sintoma comum de trauma

A dor intensa no metatarso do lado de fora geralmente ocorre como resultado de lesões e é característica de contusões, entorses (por exemplo, tornozelo) e entorses (por exemplo, entorse de tornozelo). Os sintomas são frequentemente acompanhados de inchaço. 

As lesões do metatarso na forma de fraturas do osso metatarso geralmente dizem respeito ao osso V (localizado entre a parte do tarso e o dedo mínimo). A causa da fratura é a carga inadequada do lado do pé devido ao exercício ou artrite reumatóide. O eixo do osso é fraturado ou um fragmento é arrancado, causando dor intensa.

A dor no meio do pé também pode ser resultado de lesões no sesamóide, pequenos tornozelos na base do dedão do pé. Quebra ou lesão pode ocorrer como resultado de esforço excessivo, por exemplo, ao pular ou ser esmagado (por exemplo, ao pisar).

A dor no metatarso, sentida do lado de fora, também é causada pela pressão nos nervos devido a:

  • Síndrome do canal do tarso (neuralgia da tíbia) – os sintomas que acompanham incluem queimação, formigamento e dor na articulação do tornozelo, que pode se espalhar para a panturrilha,
  • Metatarsalgia de Morton , ou seja, compressão do nervo plantar pelo ligamento levando à inflamação – a dor é acompanhada de dormência da área metatarsal anterior; este tipo de doenças é causado por calçados desconfortáveis ​​e sobrecarga do pé.

Dor metatarsal – tratamento

O tratamento da dor metatarsal requer um diagnóstico completo da causa . Em procedimentos de diagnóstico, além de uma entrevista, raios-X (ajuda a excluir ou confirmar lesões ósseas, por exemplo, fraturas) e ultra-som (fornece uma imagem da condição dos tecidos moles, por exemplo, quando há suspeita de lesão do tendão ou ligamentos do tendão) é um exame de suporte. 

Lesões nos pés geralmente exigem o uso de uma órtese para endurecer a articulação do tornozelo ou um estabilizador. Na reabilitação após uma lesão, é aconselhável usar inserções de correção que aliviam o metatarso.

Em qualquer caso de alterações degenerativas ou deformidades , o calçado desconfortável é uma contra-indicação absoluta. O tratamento baseia-se principalmente na minimização da dor incômoda, e bons resultados são alcançados com a inclusão de reabilitação e fisioterapia baseada em tratamentos com laser, ultrassom, ondas de choque ou crioterapia. A reabilitação também deve incluir exercícios específicos que podem ser feitos em casa, alongando e fortalecendo todo o pé.

Veja mais assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *