Principais causas de mancha escura na gengiva

Muitas vezes, a gengiva acaba perdendo o protagonismo da saúde bucal para os dentes, e por isso, muitas pessoas esquecem que é necessário cuidar das gengivas. 

Justamente por elas desempenharem um papel importante na saúde bucal e porque existem uma série de doenças que podem se desenvolver nesses tecidos. 

É justamente isso que acontece em casos que a gengiva acaba retraindo ou até mesmo, acabam desenvolvendo manchas escuras. 

Vale a pena lembrar que quando a gengiva está doente, é preciso buscar tratamento o quanto antes, já que em casos mais graves, doenças nessa região podem levar a necessidade de extração ou queda dos dentes. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito de doenças que podem acometer as gengivas. 

Além disso, veja como evitar essas doenças, ou até mesmo tratá-las, para que possa manter ou recuperar a sua saúde bucal, bem como valorizar a sua saúde odonto estética, para um sorriso saudável e estonteante. 

O que causa o escurecimento da gengiva?

É preciso sempre observar os tecidos do nosso corpo para conseguir identificar quando algo está errado, já que através dos sintomas e mudanças de aparência, ele se comunica conosco. É justamente isso que acontece quando a gengiva fica escura. 

Isso porque, a alteração pode ter dois significados. Um deles, pode se tratar de um processo normal do corpo que é a elevação de melanina naquela região, composição essa que também é responsável pela cor da nossa pele por exemplo. 

Caso essa seja sua situação, você não deve se preocupar pois não vai precisar de tratamentos, como cirurgia ortognática.

Entretanto, a mudança de coloração nas gengivas também pode evidenciar a presença da gengivite ou da periodontite, também conhecida como doença periodontal. 

Essa nada mais é do que uma inflamação nas gengivas, que vai evoluindo devido a piora e falta de tratamento. Ela é causada pela falta de higiene bucal e potencializada pela ação bacteriana.

Vale a pena destacar que a gengivite e a periodontite são doenças sérias que podem levar a desdobramentos dramáticos, como por exemplo, a queda dos dentes e muitas dores. 

Portanto, não deixe de buscar por um dentista e pesquisar por limpeza e clareamento dental preço, para buscar uma avaliação e tratamento o mais rápido possível. 

Causas endógenas

Além dos motivos citados acima, a coloração mais escura nas gengivas também pode ser causada por outras questões, como por exemplo a infecções endógenas. 

Essa nada mais é do que um tipo de infecção causada por fatores internos ao organismo, ou seja, são causadas por organismos que vivem no corpo da pessoa.

Dessa forma, o corpo humano começa a manifestar sintomas e sinais de que esse tipo de infecção pode estar acontecendo, é um desses sinais é justamente o escurecimento das gengivas. 

Portanto, nesses casos, bem como em cenários onde o paciente apresenta dente preto perto da gengiva, é preciso buscar o dentista. Dessa forma, ao identificar causas endógenas, o mesmo vai encaminhar para um profissional especializado. 

Causas exógenas

Uma vez que foi possível entender o que são infecções endógenas e como elas podem afetar a saúde bucal, também é preciso saber que doenças exógenas também podem levar a sua gengiva a uma coloração mais forte. 

Essas, por sua vez, são representadas por: 

  • Agentes físicos, como forças de mecânica; 
  • Diversos agentes químicos; 
  • Vários agentes biológicos;
  • Alguns problemas de nutrição. 

Dessa forma, é possível entender e ver as causas sobre todas as causas para o escurecimento da gengiva. 

Inclusive, dentre essas diversas que podem tanto ser endógenas quanto exógenas, existem algumas que podem ser mencionadas, como por exemplo:

  • Melanoma;
  • Tabagismo;
  • Tatuagem de Amálgama;
  • Doença de addison; 
  • Hemangioma; 
  • Síndrome de Peutz-Jeghers. 

Portanto, entenda mais sobre cada uma dessas causas para manchas na gengiva de uma maneira aprofundada. 

  1. Melanoma

No momento em que os melanócitos se transformam em algo cancerígeno, ocorre um tumor, decorrente da maioria das vezes, de um consumo exagerado de álcool e ao tabagismo, isso é, pelo ato de fumar. 

Com isso, um dos indicativos para quando essa enfermidade surge são as manchas na gengiva. 

  1. Tabagismo

Todos sabem os diversos malefícios que o hábito de fumar pode trazer para a saúde de uma pessoa, tanto de maneira bucal quanto de modo geral. 

Por conta disso, um dos principais componentes encontrados em um cigarro é o tabaco, que pode causar, dentre os diversos sintomas e males, manchas na região da gengiva e até mesmo em algumas partes da boca. 

  1. Tatuagem de Amálgama

Ao fazer um procedimento de restauração de amálgama, é possível que um objeto estranho e indefinido tenha ficado alojado por dentro do tecido da gengiva. 

Então, esse objeto também é conhecido como tatuagem de amálgama e tem como um forte sinal, uma mancha preta ou azul escuro na região da boca. 

  1. Doença de Addison

Essa é uma enfermidade considerada rara e tem como principais características uma desregulação dentro do sistema endócrino, o que pode causar alguns sintomas, como fadiga e náuseas. 

Entretanto, além de todos esses sintomas, essa enfermidade também pode apresentar um escurecimento da pele, até mesmo de algumas regiões, como por exemplo é o caso da gengiva. 

Desse modo, apesar de ser uma enfermidade considerada rara, um dos seus principais sinais são manchas na gengiva. 

  1. Hemangioma

Essa enfermidade é causada quando os vasos sanguíneos apresentam uma má formação nos tecidos do corpo, o que prejudica muitas partes do corpo, como é o caso da gengiva. Afinal, um dos seus principais sintomas são justamente as manchas que ficam nessa região. 

Dessa forma, apesar de não ser uma doença muito conhecida, é preciso se atentar também em seus sintomas para procurar um tratamento o mais rápido possível. 

  1. Síndrome de Peutz-Jeghers

Esse é considerado um distúrbio gastrointestinal, mais conhecido como o sistema digestivo. Com isso, ele é causado por uma junção de tumores considerados benignos dentro do aparelho digestivo. 

Apesar desse distúrbio estar em uma região longe da boca, essa síndrome dentre seus sintomas apresenta manchas na parte dos lábios e da mucosa na boca. 

Desse modo, é uma outra enfermidade em que é necessário estar atento para a procura de um tratamento adequado. 

No geral, todos esses distúrbios, condições e enfermidades têm como um dos seus principais sintomas as manchas na gengiva e na região da boca. 

Portanto, caso apresente alguma mancha na região da boca ou da gengiva, procure imediatamente um médico ou um dentista para avaliar e ver se não é algo mais sério, como um câncer de boca. 

Câncer de boca

Outra coisa que você precisa se preocupar é justamente com o câncer bucal. Isso porque, muitas pessoas esquecem, mas essa doença gravíssima também pode se manifestar na região da boca. 

Então, a coloração mais escura das gengivas pode ser um indicativo de sua atividade nesta região. 

Vale a pena destacar que o câncer nada mais é do que uma mutação desenfreada das células. 

Ou seja, devido a atividades como o consumo de bebidas alcóolicas e o fumo, toda a química desses produtos podem levar as células de sua boca a se reproduzir com uma mutação, que por sua vez vira o câncer. 
Para evitar isso, bem como um dente canal aberto, o mais indicado é realizar um acompanhamento bimestral com o dentista, além de realizar uma higienização adequada e ter cuidado com certos hábitos.

Veja outros artigos relacionados: Saúde e fit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *