Sobrepeso pode prejudicar a saúde bucal?

Envolvendo muito mais do que fatores apenas estéticos, uma pessoa que sofre com sobrepeso pode acarretar em diversos problemas no organismo. 

Porém, o que poucos sabem é que o peso de uma pessoa pode influenciar negativamente na sua saúde bucal. Então, é pertinente entender como funciona essa relação.

Antes de falar exclusivamente em como o sobrepeso pode prejudicar a saúde bucal, é sempre bom ressaltar que a higienização e cuidado oral devem estar presentes na vida de todos, principalmente quando mais jovens, pois é nessa fase que se cria hábitos. 

Por esse motivo, desde cedo, leve o seu filho a uma clínica dental infantil.

Dessa maneira, caso uma pessoa não possua um cuidado decente com a cavidade bucal, pode acabar tendo diversos problemas. 

Além do mais, isso pode ainda ser muito agravado caso a pessoa esteja com sobrepeso e não esteja cuidando corretamente do seu corpo, podendo causar maiores complicações, que podem até necessitar de uma prótese fixa dentária.

Como o sobrepeso afeta a saúde bucal

Embora seja uma tarefa que muitas vezes pode ser complicada de ser conciliada, ainda mais se você tiver uma rotina cheia de tarefas ao longo dia, realizar atividades físicas e ter uma alimentação balanceada é a base para uma melhora na saúde. 

Entretanto, caso não haja esse cuidado, os problemas podem estar presentes em todo o corpo.

Focando mais no quesito de saúde bucal, o sobrepeso pode ter uma forte influência nessa área, o que muitas vezes é negligenciado pelas pessoas. 

Nesse caso, muitas vezes pode ser necessária a intervenção de um especialista em gengiva retraída, pois ela é um dos lugares em que mais podem ser afetados pelo sobrepeso.

Um dos exemplos que podem ser citados, é quando uma pessoa com sobrepeso sofre com diabetes, o que é muito mais comum do que se imagina. 

Essa pessoa, além de sofrer com os problemas no resto do corpo, ainda também é afetada na boca, pois ocorre o acúmulo de tártaro, principalmente se ela utilizar um aparelho de dente transparente.

Além do mais, associado com a diabetes, vem o consumo excessivo de açúcares, que é um dos principais causadores de diversas doenças bucais, como:

  • Cáries;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Xerostomia.

Dessa maneira, é fácil de perceber que os problemas que o sobrepeso causam para a saúde bucal são diversos, ainda mais quando se fala da área da gengiva. 

Embora não fique retido somente nessa área, pode causar até mesmo a perda dentária, sendo necessário a consulta com um especialista em implantodontia.

Vale lembrar também que alguns dos piores hábitos alimentares e de higiene podem surgir na infância. 

Justamente nessa fase, fica perceptível que as crianças que sofrem com o sobrepeso, têm uma tendência muito maior a desenvolverem problemas e doenças bucais, ainda mais alinhado com a falta de escovação dentária de forma correta.

Pensando assim, é essencial conhecer algumas formas de melhorar esses hábitos, não somente no quesito de higienização bucal, mas também na maneira como a pessoa se alimenta, e como ela pode fazer para reduzir o peso.

Como reverter quadros problemáticos na saúde geral e bucal

Ficando mais claro de se entender a relação entre saúde bucal e o sobrepeso, agora é fundamental conhecer algumas das principais maneiras de resolver esse quadro.

A primeira coisa a se fazer, quando se fala sobre um aumento no peso, é procurar diminuir de forma saudável e consciente, e não de maneira impulsiva. 

A prática de atividades físicas é algo de extrema ajuda para aquelas pessoas que sofrem com o peso, já que além de melhorar a saúde geral, ainda impede o acúmulo de gorduras e outros agravantes.

Juntamente a isso, deve ser feita uma reeducação alimentar, ou seja, a pessoa tem que ter plena consciência do que está consumindo ao longo dos dias. 

Além disso, ela deve mudar esses hábitos o quanto antes, pois alguns alimentos, ainda mais em excesso, podem fazer muito mal à saúde. Então, deve ser feito um maior controle da alimentação.

Por fim, falando sobre a saúde bucal, a higienização deve ser a prática presente na vida de todos, com a escovação sendo feita em casa, pelo menos três vezes ao dia. 

Em conjunto com isso, a consulta com o dentista é indispensável, pois é ele quem irá te dar as melhores dicas e te indicar se há algum problema em sua cavidade bucal.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Assuntos relacionados: Dor metatarsal: causas de desconforto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *