Scania vende 215 unidades do chassi K 440 8×2 em um ano

30
Style Bus

Da redação

Lançado há um ano, a Scania comercializou 215 unidades do chassi de ônibus K 440 8×2 no período entre novembro de 2016 a novembro de 2017. Do total, 93 unidades foram para o Grupo JCA; 15 para a Auto Viação Progresso, de Pernambuco; e o restante foi comprado por clientes pequenos e médios, em negócios pulverizados por todo o país.

Anteriormente a lei 13.281, que alterou pontos importantes do Código de Trânsito Brasileiro, em 2016, o tamanho máximo permitido do ônibus era de 14 metros. Desde então, a permissão para a fabricação de ônibus rodoviários de até 15 metros, com tração 8×2. “Este produto criou um novo nicho de mercado no qual o cliente precisa de um ônibus mais confortável e seguro para seu passageiro, e que seja rentável e econômico, para manter a competitividade e a saúde financeira da operação. Seja atuando em médias e longas distâncias em linhas rodoviárias ou para o turismo”, analisou Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.

Segundo Munhoz, alguns clientes estão usando a dimensão maior no primeiro andar para tornar o ambiente ainda mais atrativo, com, por exemplo, poltronas mais confortáveis, mesas e aparelhos multimídia. “Em qualquer situação de aproveitamento do maior espaço do 15 metros, o investimento tem gerado um retorno positivo do passageiro após a viagem. O que torna a solução 8×2 rodoviária de 15m ainda mais eficiente, e expande seu potencial”, destacou.

Mercado

O Grupo JCA adquiriu o maior lote de ônibus de 15 metros rodoviários, com 93 unidades do K 440 8×2 DD. A divisão da compra ficou da seguinte forma: Viação Cometa com 31 unidades, a Auto Viação 1001 recebeu 22 modelos e, por fim, a Auto Viação Catarinense levou 40 produtos.

Além dos 93 K 440 8X2, o Grupo JCA comprou também 92 unidades do Scania K 360 4×2, de 50 lugares, sendo todas as unidades direcionadas para a Auto Viação 1001. No total, as transações somam 185 chassis faturados para o Grupo JCA em dois segmentos.

As vendas para o novo nicho levaram a Scania, no acumulado de janeiro a novembro, à vice-liderança da categoria dos rodoviários. A fabricante cresceu 85,1% em relação a 2016 (411 unidades ante 222), enquanto o mercado subiu 23,1%. A participação subiu de 15,9% para 24% (maior aumento dentre os concorrentes).