Noruega vai construir o primeiro túnel para navios do mundo

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Projeto irá garantir viagens seguras e transporte de passageiros e de carga na parte mais exposta e perigosa da costa norueguesa.
Projeto irá garantir viagens seguras e transporte de passageiros e de carga na parte mais exposta e perigosa da costa norueguesa.

O governo norueguês anunciou oficialmente que irá construir o primeiro túnel para navios do mundo. O Stad Ship Tunnel faz parte do Plano de Transporte Nacional Norueguês (NTP) e será construído no período de 2018 a 2029. O anúncio abre caminho caminho para a Norwegian Coastal Administration construir o primeiro túnel de navio em escala real no planeta.

O Plano de Transporte Nacional Norueguês, NTP 2018-2029, será viabilizado através de financiamento concedido no primeiro período do plano –seis anos— e terá custo estimado em 2,7 bilhões de coroas norueguesas (US$ 312,93 milhões).

De acordo com informações técnicas, como parte da avaliação de impacto ambiental, ainda há muitas peças do quebra-cabeça que precisam ser colocadas em prática antes da construção começar, mas tudo indica que as obras poderão ter início ainda em 2019.

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A avaliação de impacto e o projeto-piloto técnico ainda deverão passar por um longo processo de garantia da qualidade antes de ser iniciado. Apresentado ao Parlamento daquele país em março deste ano, a maioria de votos decidiu favoravelmente ao financiamento e construção da obra. Após a notícia de que a Noruega irá construir o primeiro túnel do mundo para navios, tem havido grande interesse da comunidade mundial neste projeto inovador.

“Temos grande interesse no projeto, que irá garantir viagens seguras e transporte de passageiros e de carga na parte mais exposta e perigosa da costa norueguesa. Nas últimas semanas, compartilhamos filmes, fotografias e entrevistas com jornalistas no Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Polônia, Brasil, Argentina e Austrália para detalhar a obra . Esperamos que o interesse se torne ainda maior quando a construção real começar”, disse Terje Andreassen, gerente geral do projeto.

O túnel deverá ter extensão de 1,7 quilômetro, com altura da superfície da água até o teto de 49 metros e largura total de 36 metros. O volume de rocha sólida previsto para ser removida é de 3 milhões de metros cúbicos, equivalente a aproxiamdamente 8 milhões de toneladas, o que do ponto de vista de engenharia é considerado uma obra titânica.