MAN

Constellation 31.390 8×4 reforça o transporte florestal

Constellation 31.390 8x4

Da redação 

O modelo Constellation 31.390 8×4 foi apresentado pela MAN Latin America para aplicação no segmento madeireiro, tendo sido adaptado sob medida pelo BMB Mode Center, o centro exclusivo de modificações da montadora.

“Como rodam em trechos com topografia mais acidentada e aclives acentuados, esses veículos têm que ser do tipo rígidos, não podem ser cavalos mecânicos, e precisam levar mais carga. Daí a necessidade do eixo adicional”, explicou Ricardo Monici, consultor comercial responsável pelo segmento florestal da MAN Latin America.

O caminhão não foi equipado com redução no cubo para melhorar o seu desempenho energético nas rodovias, reduzindo o consumo de diesel. Segundo a montadora, o Constellation 31.390 8×4 entrega o melhor custo operacional nas aplicações mistas com predominância rodoviária.

Eduardo Pilon, gerente de Operações da empresa, explicou que os eixos traseiros estão equipados com a tecnologia de bloqueio de diferencial automático “No-Spin”, que complementa o bloqueio longitudinal (bloqueio entre os eixos traseiros), permitindo que o caminhão trafegue pelos mais difíceis e severos tipos de terreno, sem possibilidade de atolamento em caso de lama em excesso.

“O conjunto de veículo mais implemento é cerca de 3 mil quilos mais leve que os atuais em operação, mesmo equipado com eixo adicional. Isso amplia nossa capacidade de carga em cerca de 10% a cada viagem, o que sem dúvida nos traz ganhos operacionais contundentes”, revelou Pilon.

A Breda, um dos primeiros clientes do modelo, contou que seus caminhões rodam em média 10 mil quilômetros/mês, na região do Vale do Paraíba (SP), carregados com toras de madeira. “Os caminhões rodam 24 horas, sete dias por semana. Param apenas para manutenção. E mesmo com o uso severo, em condições complexas de topografia, o VW Constellation realizou apenas manutenções preventivas, mostrando-se bem robusto”, destacou José Henrique da Silva, coordenador operacional da Breda.

Related Posts