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Ford Cargo Power 2431 tem motor mais potente

Ford Cargo Power 2431

por Roberto Queiroz

A Ford Caminhões apresentou o Cargo Power 2431 6×2, equipado com o novo motor Cummins ISB 6.7 de 306 cv e torque de 1.100 Nm disponível numa faixa ampla de 1.100 a 1.900 rpm, sendo o mais forte na faixa de até 7 litros, além da opção de transmissão manual ou automatizada Torqshift. O médio possui peso bruto total (PBT) de 24 toneladas e traz aprimoramentos no cardã, no eixo traseiro e na embreagem, reforçados para trabalhar com o torque maior do motor.

“O seu projeto foi desenvolvido a partir do desejo dos clientes do segmento, ou seja, um veículo mais potente e eficiente sem abrir mão da economia, para ser líder do segmento”, afirmou João Pimentel, diretor de Operações da Ford Caminhões na América do Sul.

A montadora informa que as primeiras 500 unidades do novo trucado será comercializado pelo mesmo valor que o modelo de 290 cv. O modelo também é oferecido na modalidade de crédito direto ao consumidor (CDC) com taxa de 0,96% para pagamento em 48 meses, com entrada de 20% e 90 dias de carência.

Desenvolvimento

Ford Cargo 2431

O desenvolvimento do Cargo Power 2431 demandou dois anos e 400.000 km de testes no Brasil e em condições severas de países da América do Sul, como as regiões do Deserto do Atacama, no Chile (a 4.800 m), Ibagué, na Colômbia (a 3.250 m), e Campos do Jordão, em São Paulo (a 1.600 m). Para o desenvolvimento e validação do motor foram realizadas ainda 6.000 horas de testes em dinamômetro.

Comparado ao motor do Cargo 2429 6×2, de 950 Nm, ele traz um ganho no torque final de 16%. “Essa característica faz uma grande diferença no desempenho do veículo e é sentida principalmente nas retomadas e ultrapassagens, situações em que o motor ‘enche’ mais rápido e responde com agilidade. E, o que é mais importante, faz isso com economia de combustível”, explica Nelson Palmério, gerente de Powertrain da Ford Caminhões.

O motor ISB 6.7 usa um novo turbo com carcaça e rotor projetados para trabalhar com maior pressão, incluindo válvula de alívio (“wastegate”). Além de proporcionar uma combustão mais homogênea, ele melhora a resposta do motor em retomadas. Tem também um filtro de ar com maior capacidade de vazão, de 25 m3/min, novos bicos injetores e software eletrônico reprogramado. O sistema de refrigeração foi redimensionado, com novo ventilador e intercooler.

Em um teste realizado com os dois principais veículos 6×2 concorrentes o Cargo Power 2431 enfrentou um desafio de rodagem em um percurso de 280 km durante três dias consecutivos. Com um tempo total de viagem de 12h37, o novo trucado da Ford completou o percurso 30 minutos mais rápido que o segundo colocado e 1 hora à frente do terceiro, registrando um rendimento de 3,40 km/l (contra 3,28 e 3,16 km/l dos concorrentes, respectivamente), garantiu a montadora.

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