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Ford apresenta o motor Power Stroke Diesel para a linha F-150 2018

Ford F-150 Power Stroke Diesel

Da redação

A Ford apresentou nos Estados Unidos o novo motor diesel V6 que vai equipar a linha 2018 da F-150. O propulsor Power Stroke de 3.0 litros entrega mais de 250 cv de potência e 60 kgfm de torque, com consumo de diesel estimado em 12,75 km/l. A capacidade de carga útil e reboque chega a 916 kg e 5.170 kg, respectivamente.

Ford F-150 Power Stroke Diesel

Ford F-150 Power Stroke Diesel.

O novo motor V6 3.0 usa a mesma tecnologia do motor de 6.7 litros que equipa a linha de picapes Série F Super Duty para serviço pesado, alcançando torque máximo a apenas 1.750 rpm e tem uma entrega contínua de força em todas as faixas de rotação, sendo próprio para transportar cargas pesadas em longas distâncias.

O novo diesel V6 tem bloco de ferro grafite compactado, turbo de geometria variável de alta eficiência e sistema de injeção de combustível de alta pressão (29.000 libras por polegada quadrada) para operar de forma suave, silenciosa e com baixas emissões.

A carroceria de liga de alumínio de alta resistência, de nível militar, introduzida em 2015, é uma das inovações que garantem o nível inédito de eficiência da F-150. Essa construção reduz em mais de 300 kg o peso do veículo, abrindo espaço para a instalação de novos equipamentos e ampliação da capacidade de carga.

Outra novidade do motor V6 3.0 é a substituição da ventoinha elétrica de arrefecimento do motor por um sistema mecânico de embreagem viscosa que garante o seu desempenho mesmo em condições extremas, junto com um sistema ativo de abertura e fechamento da grade do radiador. “Sabemos que os motores a diesel concorrentes com ventoinha elétrica perdem potência em calor e altitude extremos. Por isso, optamos por um ventilador mecânico viscoso, capaz de circular muito mais ar através do radiador e do intercooler nessas condições”, explicou David Ives, especialista técnico de motores diesel da Ford.

Em condições moderadas de direção e reboque, a ventoinha é desacoplada e as aletas do radiador são fechadas para melhorar a eficiência aerodinâmica. O novo propulsor vem com uma transmissão automática SelectShift de 10 velocidades especialmente calibrada para otimizar a sua curva de torque. A picape traz também sistema Auto Start-Stop de série para reduzir o consumo de combustível.

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