Logística Notícias

Truck Pátio apoia motoristas no Cone Suape

Por Gustavo Queiroz

Cuidar bem do caminhoneiro significa cuidar bem do transportador. O condomínio de negócios Cone Suape, em Pernambuco, entendeu isso como poucos e, dentro de seu amplo complexo logístico e de multi-empreendimentos, investiu em uma área chamada Truck Pátio. Trata-se de um centro de apoio e triagem de caminhões e motoristas, com estrutura completa para atender às necessidades dos clientes, transportadores, motoristas, bem como de suas famílias, através de instalações com total segurança e conforto para veículos, cargas e pessoas.

Dessa forma, além de humanizar a receptividade e o atendimento com os caminhoneiros, que normalmente enfrentam grande solidão e condições muito adversas de trabalho, Marcos Roberto Dubeux, presidente do Cone Suape, compreendeu a necessidade de oferecer uma estrutura digna para esses profissionais. As empresas transportadoras também se beneficiam, já que a estrutura oferece ampla segurança para o caminhão e a carga transportada, bem como permite o descanso necessário para o motorista desestressar antes de seguir viagem.

O Truck Pátio oferece a seguinte estrutura para os caminhoneiros e suas famílias: salão de beleza e barbearia; conveniência; alojamento; restaurante; lavanderia; borracharia; oficinas; loja de peças; espaço kids; e segurança 24h. Atualmente, o espaço contempla um espaço com 180 vagas, mas com potencial para chegar até 600 vagas conforme aumento da demanda.

Bate-bola com Marcos Roberto Dubeux, presidente do Cone Suape.

Transpoonline – Normalmente, o caminhoneiro é um profissional solitário. Diante dessa realidade, por que o empreendimento investiu em espaços para o conforto de sua família, tais como espaço kids e salão de beleza?

Marcos Roberto Dubeux (Dubeux) – Com advento de caminhões maiores e mais confortáveis, muitos motoristas têm optado por viajar com a família. Portando, é muito importante prover essas soluções de conforto e segurança.

Transpoonline – Diante de toda a infraestrutura e segurança que o Cone Suape oferece, como são os custos para os caminhoneiros terem acesso aos serviços?

Dubeux – No Truck Pátio, por estar dentro da estrutura do condomínio multimodal, os custos são bastante diluídos com o efeito da escala. O valor cobrado se equipara a um pátio em postos de combustível. Porém, os ganhos de segurança e tranquilidade com relação a carga e do motorista tornam a relação custo-benefício muito mais atrativa.

Transpoonline – Entre os caminhoneiros que usam o local, a maioria é de transportadoras ou de autônomos?

Dubeux – Dispomos de operações para mensalistas voltados para as transportadoras, que é a maioria de nosso publico. Mas, temos opções de planos  por turno ou diárias para autônomos .

Transpoonline – Quanto tempo um caminhoneiro passa, em média, no Truck Pátio?

Dubeux – O mais usual é o pernoite ou 24 horas. Porém temos casos de maior ou menor tempo.

Transpoonline – Entre os maiores desafios em portos do Brasil e do mundo está a redução do tempo de espera do caminhão para carregar e descarregar. Como o Cone Suape trata a questão? Quais as ferramentas que usam para a otimização desses processos?

Dubeux – Nosso desafio é organizar o período total de permanência dentro da área do complexo de Suape. Uma vez que pela nossa localização estratégica, em menor distância efetiva da carga e descarga, contribuímos para que o processo como um todo seja feito no menor tempo possível e no menor custo para que não seja necessário permanecer dentro da área estritamente portuária, que não conta com a devida estrutura para essa espera.

Transpoonline – Dubeux, você é reconhecido também por ações sociais como o Operation Walk Chicago em Pernambuco. Diante de iniciativas como esta, já foi ou está sendo preparada alguma iniciativa para os caminhoneiros?

Dubeux – Além de atender a legislação de oferta de local qualificado e seguro com os serviços já descritos, temos uma iniciativa junto ao SEST/SENAT para programas de qualificação e conscientização do caminhoneiro da plataforma.

Related Posts