Destaque

Linha 4 do Metrô de São Paulo vai identificar as suas expressões para clientes

Câmeras

Da redação 

A Linha 4 do Metrô de São Paulo vai começar a usar novas câmeras nas estações, mas não são para a segurança dos passageiros. A tecnologia será utilizada para monitorar a reação das pessoas diante dos anúncios digitais aos quais elas serão expostas. Na prática, nós seremos “ratos de laboratório” para subsidiar as estratégias de marketing das empresas anunciantes.

O projeto consistes em “divulgar campanhas interativas e expor marcas e produtos, com monitoramento da audiência em tempo real”, segundo informou a ViaQuatro, concessionária responsável pela Linha 4 do Metrô de São Paulo.

Entenda porque a privacidade dos passageiros não será respeitada. Quatro aparelhos, com capacidade para contabilizar as pessoas que passam por lá, serão instalados nas áreas centrais das estações. Os equipamentos podem, inclusive, identificar se a mesma pessoa já passou pelo local. Os dispositivos ainda serão capazes de identificar a reação dos passageiros quanto expostos a uma publicidade, gerando dados inéditos de mensuração aos anunciantes.

A questão que fica é: é legal que empresas tenham acesso a seus dados pessoais, incluindo a intimidade do público diante de situações provocadas? Segundo a ViaQuatro, os dados que serão gerados para os anunciantes referentes as expressões de emoções são: raiva, alegria e neutralidade, bem como identificação dos perfis, como gênero por exemplo.

Related Posts