Comunidade empresarial holandesa saúda comboios

12
DAF Platooning
Comboio conectado DAF
DAF Platooning
DAF Trucks adere ao European Truck Platooning Challenge

Os empresários holandeses estão ansiosos para prosseguir com a experiência com os caminhões conectados. Como estabelecido no European Truck Platooning Challenge, ou Desafio Europeu de Caminhões Conectados em Comboio, corporações como Albert Heijn, Jumbo e Unilever pretendem conduzir testes mais rigorosos de envio de cargas rodoviárias por comboios conectados. Schultz van Haegen, ministro holandês da Infraestrutura e Meio Ambiente, saudou os seis comboios que chegaram em Maasvlakte II, um novo terminal de cargas em Roterdam, provenientes de várias cidades europeias.

O European Truck Platooning Challenge, organizado pelo Ministério de Infraestrutura e Meio Ambiente, destaca a participação de DAF Trucks, Daimler Trucks, Iveco, MAN Truck & Bus, Scania e Volvo Group, que cruzaram fronteiras pela primeira vez no mundo conduzindo seus comboios de caminhões conectados. O platooning, ou comboio de caminhões, significa que dois ou três veículos conectados por wi-fi se movimentam em conjunto, com o primeiro da fila determinando velocidade e trajeto. O sistema permite pequenos intervalos entre os caminhões, ao mesmo tempo em que abrem espaço para outros veículos. A conexão por wi-fi entre os caminhões proporciona frenagem sincronizada entre eles e pode evitar os efeitos de movimentos súbitos. Isso melhora o fluxo do tráfego e acelera as entregas. O platooning pode economizar até 10% no consumo de combustível e reduzir as emissões de CO2.

mercedes-benz-actros-platoon
Comboio de caminhões conectados da Mercedes-Benz

Europa
Como afirmou o ministro Schultz van Haegen: “Os resultados deste primeiro teste de grandes proporções na Europa são promissores. A tecnologia do transporte em comboio garante um resultado mais ecológico e eficiente. Veículos auto-dirigíveis também aumentam a segurança no trânsito, pois a maioria dos acidentes ocorrem por falha humana. Como o teste mostra, a tecnologia já avançou bastante. O que também fica claro é que os europeus precisam harmonizar as legislações para controle do trânsito e do comportamento dos motoristas.”

MAN Platooning
Comboio autônomo de caminhões MAN

Diferenças
O desafio começou em 29 de março, com a partida das primeiras composições saindo de diferentes cidades. Comboios organizados por DAF Trucks, Daimler Trucks, Iveco, MAN Truck & Bus, Scania e Volvo Group rodaram da Suécia, Alemanha e Bélgica até Rotterdam. Como demonstrado nos testes, cada país tem procedimentos diferentes para permitir a viagem dos caminhões em comboios conectados. Atualmente, cada fabricante tem de encaminhar diferentes documentações para cada país a ser atravessado. E cada fabricante conta com seu próprio sistema de wi-fi, o que impede marcas diferentes de participar de um mesmo comboio. As exigências de placas especiais, pelo menos, que tinham de ser trocadas a cada alfândega, são agora coisa do passado.

Iveco Stralis Platooning
Platooning de Iveco Stralis
Scania Platooning Truck
Comboio autônomo Scania

Entrosando usuários da estrada e a tecnologia
A comunidade empresarial holandesa e o setor de transportes, em particular, vêem o bom potencial dos comboios conectados. Unilever, Albert Heijn e Jumbo participam de discussões com o governo e os setores de transportes sobre as formas de viabilizar o sistema. Olhando à frente, no tempo certo, comboios de caminhões irão rodar desde o porto de Roterdam distribuindo mercadorias por toda a Europa. Os comboios do desafio foram constantemente monitorados e filmados pelo ar, o que vai identificar como outros componentes do tráfego respondem à novidade. Enquanto isso, um estudo conjunto está sendo conduzido com o

Royal Dutch Touring Club (ANWB) para ver como outros usuários podem ser efetivamente envolvidos na implantação do sistema de comboios conectados.