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Orlando Merluzzi

O bom planejamento estratégico foi o ponto mais importante, desde quando anunciamos, há quase dois anos, que a Iveco iniciaria a expansão da rede de concessionárias, até quando acentuamos o programa a partir de abril de 2007. Todas as ações são precedidas de muita análise e comprometimento interno. Formamos comitês de trabalho e avaliamos a evolução do plano periodicamente. Identificamos as necessidades e estabelecemos prioridades. Um exemplo disso é o caso do Nordeste. Esta costumava ser a área mais frágil para a Iveco em termos de atendimento aos clientes. Hoje, a região já está com melhor cobertura, com novos concessionários e novas instalações mas, mesmo no Nordeste, ainda há muito o que fazer. Vamos abrir 8 novas instalações nos próximos meses somente naquela região, lembrando que nos últimos 12 meses no Nordeste abrimos 4 novas instalações e trocamos o controle societário em 3 concessionárias. De qualquer forma, os clientes já perceberam o crescimento da marca na região e, como conseqüência, o fluxo de veículos Iveco, trafegando do Sul para o Nordeste aumentou muito, chegando ao ponto de termos agora que ampliar as instalações de Feira de Santana, aberta há menos de dois anos. Temos outros exemplos semelhantes, como o Centro Oeste, o interior do Estado de São Paulo e o Paraná. Os clientes manifestam para a Iveco, sua satisfação com a presença de novas instalações nestas regiões. Nossa rede hoje é um canteiro de obras em quase todos os estados da federação.

Quanto ao que você chama de “fila” de interessados no negócio Iveco, é necessário separar a qualidade destes investidores. Muitos nos procuram diariamente, incentivados pelas notícias de crescimento do setor e, principalmente, pelo excepcional crescimento da Iveco. Mas, para ser concessionário, não basta apenas ter recursos financeiros. Deve-se conjugar também a vocação para o negócio e os bons princípios de governança empresarial. Neste caso, a situação é um pouco diferente. Somos nós da Iveco quem buscamos os investidores ideais para o nosso negócio, seja como um novo grupo a ser nomeado ou seja como investidor em uma concessionária já existente. Temos um programa de contato com estes grupos, muito bem estruturado e eficiente. Felizmente temos tido muito sucesso e de certa forma, posso lhe dizer que temos hoje bons e competentes grupos interessados no negócio Iveco, esperando por uma oportunidade. Contudo, não podemos esquecer dos bons grupos que nossa rede já possuía e que, com o novo e favorável momento do setor e da marca, estão realizando grandes investimentos em instalações e capacitação.

Devo mencionar que o processo de expansão da rede de concessionárias Iveco não se limita apenas ao aumento da capilaridade. É um projeto muito mais amplo, que envolve a injeção de capital dos concessionários existentes, reformulação de instalações, padronização visual, estabelecimento de padrões operacionais e muito treinamento no desenvolvimento de competências técnicas e comerciais.

Temos uma equipe de gestão de rede de concessionárias na Iveco muito competente, trabalhando com paixão e dedicação, transformando suor e adrenalina, em satisfação do cliente e aumento das vendas, através de uma rede de concessionárias mais forte, maior e mais próxima do próprio cliente.

Já fizemos muito nos últimos meses, mas ainda temos um bom caminho a percorrer antes de nos tornarmos a mais moderna e melhor rede de concessionárias de veículos comerciais. 

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