O WhatsApp foi fundado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum como uma segunda alternativa de comunicação em relação aos serviços caros de SMS da época.
O aplicativo permite que os usuários carreguem sua agenda de contatos pessoais e enviem mensagens para qualquer usuário que tenha também o aplicativo instalado em seu aparelho móvel independente de qual operadora utilize e sem nenhum custo. Está disponível para as plataformas iPhone iOS, Android e desktop.
A Meta ( FB ), que anteriormente era Facebook, fez a compra do WhatsApp no mês de fevereiro de 2014 por cerca de US$ 19 bilhões (dólares) e, de acordo com o Formulário 10-Q da plataforma Facebook do ano de 2014, durante os nove meses anteriores a 30 de setembro de 2014, o WhatsApp gerou uma receita estimada de US$ 1,29 milhão (dólares).
Resumindo, o WhatsApp vale o preço para o Facebook porque ajudará a rede social a crescer globalmente, é o novo SMS, e já foi cobiçado por diversas outras empresas, e “é o único aplicativo que já vimos com maior engajamento do que o próprio Facebook”, de acordo com Mark Zuckerberg, porém a pergunta é como o WhatsApp gera dinheiro para a meta? Isso iremos ver a seguir com mais detalhes.
Gerar dinheiro com publicidade e propaganda
Esta não é uma observação única, mas é crucial: se você não está pagando pelo produto, o produto é você. A transação real aqui não é você receber prazer na forma de uma distração temporária gratuita criada por uma empresa de mídia com grandes despesas, mas sim, essa empresa de mídia alugando seus olhos para seus anunciantes.
Para muitas pessoas, essa verdade se manifesta mais claramente na indústria da televisão. A CBS não apresenta um novo episódio de NCIS toda semana apenas para agradar você, o espectador exigente com uma capacidade ilimitada de se divertir passivamente.
É porque você e 12 milhões de outras pessoas assistirão a esse episódio e, portanto, prestarão pelo menos atenção subconsciente aos 16 minutos de comerciais que são intercalados ao longo dele.
Para um fabricante de automóveis ou um restaurante de fast-food, existem poucas maneiras mais eficientes de atrair a atenção dos clientes, algo que a CBS e suas redes rivais estão bem cientes. As empresas de mídia estão interessadas em agradar o cervejeiro antes do telespectador.
Meta salta na onda publicitária
Para as mídias sociais, assim como o WhatsApp, a importância do número de espectadores colados nas telas de seus computadores ou smartphones é tão importante (senão mais) quanto é para a televisão comercial.
Há uma razão pela qual o arquivamento 10-K da Meta na Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA usa o acrônimo ARPU, como receita média por usuário.
Assim como as emissoras de televisão quanto mais telespectadores o canal captar, mas recita ele irá gerar, é desta mesma forma que o WhatsApp gera dinheiro para a meta (antigo Facebook). E como falamos anteriormente o aplicativo WhatsApp possui atualmente bilhões de usuários ativos em sua plataforma, e para empresas publicitárias isso é uma mina de ouro, então você já deve imaginar o valor disso.
O ARPU da Meta no final de 2020 foi de US$ 32,03. Multiplique isso pela base de usuários estimada acima mencionada para o terceiro trimestre de 2021 para obter uma aproximação e agora você pode entender por que o Meta tem uma capitalização de mercado de mais de US $ 1 trilhão.
Como o WhatsApp ajudou a Meta a gerar receita
Aumentar a base de usuários da Meta até o ponto em que ela atingisse a massa crítica era obviamente importante para as operações da empresa, mas apenas na medida em que fornecia algo para atrair anunciantes.
Para um simples observador desinteressado, chegar a comprometer US$ 19 bilhões de dólares para adquirir um aplicativo de mensagens de texto como WhatsApp Messenger pode até soar como o cúmulo da ignorância e imprudência, no entanto para quem enxerga além disso, verá uma fortuna ao fundo, uma mina de ouro.
O WhatsApp possui mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais, o que para o gerenciamento do Meta significa um estoque ainda maior de mentes suscetíveis para vender como uma unidade para empresas que desejam, por exemplo, mover mais alguns aparelhos smartphones neste trimestre.
Todas as aquisições que a Meta fez desde então, sejam US$ 1 bilhão para o Instagram ou US$ 19 bilhões para o WhatsApp, foram conduzidas com o mesmo objetivo em mente.
A publicidade não é apenas uma maneira da empresa Meta e seus semelhantes ganharem um pouco de receita entre a hospedagem de fotos de família e reflexões pessoais. É o próprio propósito da existência do site, e o mesmo vale para Twitter e LinkedIn.
Quais são os tipos de publicidade utilizadas pela Meta para ganhar dinheiro?
Os principais tipos de publicidade que o Meta usa são publicidade de autoatendimento, anúncios direcionados, anúncios do Facebook Messenger, anúncios em vídeo, Facebook Mobile e geração de dados.
A principal maneira pela qual empresas de mídia social como Meta (anteriormente Facebook) e Twitter ganham dinheiro é através da venda de publicidade, isso responde a muitos usuários que possuíam dúvidas de como o WhatsApp gera dinheiro para a meta.