ZF apresenta transmissão elétrica na Busworld

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O novo veículo de teste da ZF, com a unidade de transmissão central elétrica, é uma solução de eletro-mobilidade para ônibus urbanos

Da redação

A ZF, empresa especializada em tecnologia de chassis e driveline, apresenta sua nova transmissão plug-and-drive puramente elétrica. Focada no desenvolvimento dos transportes públicos sem emissões, a mais recente novidade da ZF vem na forma de um inovador veículo de testes de ônibus urbano. Ele é impulsionado pela nova unidade de transmissão central elétrica CeTrax.

Outras soluções da ZF para ônibus elétricos incluem o eixo elétrico AVE 130 e a transmissão automatizada TraXon Hybrid. O portfólio está em exibição na Busworld 2017, a principal feira comercial para ônibus e veículos urbanos da Europa.

A CeTrax aumenta o conforto dos passageiros com aceleração ininterrupta, menor vibração do chassi e funcionamento silencioso

“A unidade de transmissão central elétrica CeTrax pode ser adaptada às plataformas de veículos sem modificações maiores no chassi, nos eixos ou nos diferenciais”, diz o Dr. Jochen Witzig, responsável pelo desenvolvimento do sistema de transmissão de ônibus da ZF. “Com a nova solução, os fabricantes de veículos economizam nos custos de desenvolvimento e instalação. Somos o parceiro ideal para os fabricantes que querem utilizar unidades elétricas, além de seus motores convencionais dentro da mesma plataforma. A CeTrax tem potencial para realmente realizar a eletromobilidade”, acrescenta Jochen Witzig.

Plug-and-drive: A nova CeTrax pode ser adaptada sem modificações no chassi e nos eixos
A CeTrax incorpora a mesma potência que as unidades convencionais

Potente, flexível e confortávelCom potência máxima de 300 kW e torque máximo de 4.400 Nm, a CeTrax oferece o mesmo desempenho que os equipamentos convencionais. O ônibus acelera com estabilidade, sem interrupção do torque, entregando conforto aos passageiros, que não percebem nenhum movimento durante a condução do veículo. O conforto também fica assegurado pela redução das vibrações do chassi, além de mais silêncio durante o tráfego, em comparação com ônibus equipados com motores convencionais.

O fato de a CeTrax poder ser combinada com eixos traseiros e eixos convencionais de piso baixo significa que ela pode ser instalada em ônibus de piso baixo de todos os tamanhos. Em comparação com outras soluções, a unidade central da ZF oferece vantagens claras no peso, alto desempenho e excelente eficiência. Ela foi desenvolvida de forma integrada, sobre toda a linha de transmissão e um layout inovador de eletromobilidade. A nova unidade elétrica, com capacidade de rampa de 25%, pode superar todas as subidas mais íngremes e, portanto, está adequada ao terreno urbano.