Volvo lança novas máquinas de grande porte para mineração

12
O A60H é o maior caminhão articulado do mundo.
O A60H é o maior caminhão articulado do mundo.

As novas e maiores máquinas que a Volvo Construction Equipment está lançando no Brasil e nos demais países da América Latina são a combinação perfeita para empresas que atuam com mineração de médio porte. A escavadeira EC950EL e o caminhão articulado A60H são ideais para trabalhar em operações desta natureza. Segundo a montadora, os novos equipamentos garantem maior produtividade, segurança, alta tecnologia embarcada e menor consumo de combustível.

“Estamos ampliando nossa linha de produtos de grande porte para atender um segmento que procura equipamentos de uso intensivo e de alta produtividade”, afirma Afrânio Chueire, presidente da Volvo CE Latin America. Com estes lançamentos, a Volvo CE está mirando principalmente minerações de ferro, carvão, manganês e bauxita espalhadas por todo o País. As novas máquinas também podem ser muito úteis na construção pesada, como obras de hidrelétricas e de infraestrutura.

“São equipamentos voltados para operações de escavação e carregamento que trazem ainda mais produtividade”, lembra Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE no Brasil. Esta classe de máquinas é dirigida também para minerações por toda a América Latina, mas principalmente em países com maior atividade nesta área, como o Chile, Peru, México, Colômbia, Argentina e Panamá.

Maior escavadeira da marca, com peso operacional de 92 toneladas e uma caçamba de 5,6 m³, a EC950EL tem uma força de escavação 23% maior
Maior escavadeira da marca, com peso operacional de 92 toneladas e uma caçamba de 5,6 m³, a EC950EL tem uma força de escavação 23% maior

Maiores capacidades – Maior escavadeira da marca, com peso operacional de 92 toneladas e uma caçamba de 5,6 m³, a EC950EL tem uma força de escavação 23% maior que a EC750DL. Dotado de alta tecnologia embarcada para maior produtividade e segurança, o caminhão articulado A60H tem grande capacidade de carga, um aumento de 41% se comparado com o modelo A40F. “São dois equipamentos potentes e com grande capacidade. As máquinas são maiores e mais produtivas, para aumentar a rentabilidade de nossos clientes”, destaca Massami Murakami, diretor de suporte a vendas da Volvo CE Latin America.

“A EC950EL foi desenvolvida justamente para otimizar o trabalho de um caminhão articulado de grande porte”, complementa Masashi Fujiyama, representante de produto da Volvo CE LA. Ele explica que o A60H tem inúmeras vantagens, a começar por sua pequena dependência do clima. O A60H enfrenta com alta produtividade o dia a dia da operação mesmo em condições adversas de chuva e de topografia.

03_Afrânio Chueire1
Afrânio Chueire, presidente da Volvo CE Latin America.

O A60H é o maior caminhão articulado do mundo. “Ele é o legítimo caminhão articulado, pois mantém o conceito do produto”, diz Boris Sanchez, gerente de suporte a vendas e aplicações da Volvo CE LA. Ele mantém o conceito e capacidade de trafegar por todo tipo de terreno dos caminhões articulados Volvo, como pressão sobre o solo, capacidade de vencer rampas, suspensão off-road, entre outros atributos.

Maior velocidade média – Fácil de operar e com uma cabine espaçosa e ergonomicamente projetada, o A60H oferece maior velocidade média. “Este é um atributo muito importante para aumentar a produtividade na operação”, ressalta o gerente. O novo articulado possui ainda um sistema de pesagem de carga que garante maior produção por ciclo de trabalho (OBW – On Board Weighing) e é equipado ainda de dispositivos que facilitam rodar em aclives acentuados e reduzem o risco de tombamento em topografias inclinadas. Essa tecnologia permite medir a produção de cada unidade em tempo real sem necessidade de parada em balança que em muitos casos inexiste.

Com uma grande força de desagregação, a EC950EL proporciona redução do custo de preparação do material escavado para carregamento. Com apenas seis passes, ela consegue carregar o A60H, garantindo menos tempo de carga e melhor aproveitamento dos caminhões.

Reconhecida por sua fácil manobrabilidade, grande estabilidade e alta eficiência, a escavadeira EC950EL possui ainda acessos fáceis para manutenção. “Isso significa uma máquina menos tempo parada para manutenção”, observa Fujiyama. Ele lembra também que o sistema hidráulico da nova máquina permite ciclos mais rápidos e uma maior controlabilidade, respondendo mais rapidamente aos comandos do operador. “A EC950EL e o A60H são o par perfeito”, conclui o presidente da Volvo CE LA.