Cultura Ferroviário Inauguração Notícias Trem

A Velha Senhora está nos trilhos turísticos de Guararema

Maria fumaça 353

A Maria fumaça 353 (Velha Senhora) foi completamente restaurada.

Na última sexta-feira, dia 16 de outubro, foi inaugurado o charmoso “Trem de Guararema” na região metropolitana de São Paulo (SP). O passeio turístico acontece na maior locomotiva movida a vapor em operação no país, a Maria-Fumaça 353, recentemente restaurada. O serviço foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), vinculada ao Ministério dos Transportes.

A ANTT autorizou, entre 2004 e 2015, a implantação de 24 trens turísticos em oito estados (MG, RS, SC, PR, MS, SP, ES e RJ). Do total, 14 já estão em operação nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo. “A Maria Fumaça de Guararema é fruto desse esforço, ao mesmo tempo em que estimula o turismo e a conservação do patrimônio histórico e cultural do Vale do Paraíba”, afirmou Antonio Carlos Rodrigues, ministro dos Transportes. “Projetos como este, em outros países, atraem muitos turistas. Por isso é de grande importância a sua implantação em outros locais”, completou.

Trem de Guararema

O passeio inaugural recebeu autoridades e convidados.

Velha Senhara – Chamada de “Velha Senhora”, a locomotiva Maria-Fumaça 353 foi fabricada em 1927 nos Estados Unidos e puxa três carros de passageiros da década de 1930, que podem transportar até 150 passageiros. O passeio, de aproximadamente 5,5 quilômetros, percorre um trecho entre as estações Central e Luís Carlos, apenas aos finais de semana e feriados.

A locomotiva atende objetivos de preservação ferroviária, resgate histórico, além de fomento ao turismo cultural. A malha ferroviária compartilhada para o serviço turístico opera, diariamente, dois pares de trens de celulose operados pela MRS Logística, oriundos da Votorantim.
O projeto “Trem de Guararema” será utilizado como um projeto piloto para outros municípios que tenham viabilidade técnica para a implantação do passeio. A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) ficará responsável pela operação e manutenção do serviço turístico da locomotiva. Estão previstas também atividades pedagógicas e artísticas voltadas à história do município e do transporte ferroviário.

Trem de Guararema horários

Related Posts