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R$ 200 milhões em investimentos na manutenção de trilhos

VLI - Corredor Centro Norte

Da redação 

A VLI informou um investimento de mais de R$ 200 milhões em tecnologias para aprimorar a via permanente nos próximos quatro anos. As ações abrangem ferrovias por todo o Brasil e deverão aprimorar os serviços de manutenção das linhas.

Tie Gang, em aplicação pela VLI.

Tie Gang, em aplicação pela VLI.

O processo de troca de dormentes da ferrovia será feito com o Tie Gang, um conjunto de sete máquinas que automatiza o serviço, desde a retirada do dormente à fixação da peça nova. A atividade ganha em agilidade, podendo realizar a troca de mais de 1.000 dormentes por dia e reduz riscos de acidentes de trabalho. “É um Tie Gang exclusivo, que foi pensado para nossa demanda e reúne cinco equipamentos nacionais”, frisou João Silva Júnior, gerente geral de Engenharia Ferroviária.

A Gestão Total do Atrito (GTA)  também será aprimorada e, a partir de 2019, a VLI se tornará a empresa brasileira de logística com maior número de sistemas fixos eletrônicos de GTA nas duas ferrovias sob sua gestão (FCA e FNS).

Esse aparato é formado por dois tipos de equipamentos, os lubrificadores de trilhos e os aplicadores TOR. O primeiro libera graxa nos frisos das rodas dos vagões e permite a distribuição da substância por até quatro quilômetros. Já os TOR’s garantem a dispersão de um componente para modificar o atrito entre rodas e trilhos oferecendo mais aderência. O alcance também é de quatro mil metros. Em ambos os casos, os equipamentos são acionados por sensores magnéticos mediante a passagem dos vagões.

Já são 88 aparelhos em operação e até o fim do ano que vem serão mais de 200 equipamentos e, em 2022, mais de 300 estarão distribuídos nos três corredores logísticos de maior densidade de tráfego.

Assim, a VLI projeta ampliar a vida útil de trilhos, rodas, dormentes e fixações, além de reduzir os riscos de acidentes, ruídos dos trens nas curvas e ainda diminuir o consumo de combustível das locomotivas. “A VLI está aportando tecnologia de ponta nas suas ferrovias. Caminhamos para uma operação cada vezes mais segura e eficiente”, informou Júnior.

Em Ribeirão Preto

Modernização de via em Ribeirão Preto com dormentes de concret.

Modernização de via em Ribeirão Preto com dormentes de concreto.

Em Ribeirão Preto, no interior paulista, a linha que passa pelo município tem cerca de 30 anos de uso e está sendo totalmente modernizada. “A região contará com 50 quilômetros renovados em 2018. Essa melhoria contempla a troca dos dormentes, a substituição de trilhos, a renovação de lastro e a correção geométrica da via, que representam um nível maior de segurança operacional”, revelou Mário Felipetto, gerente geral do Corredor Centro-Sudeste.

Após a conclusão desse trecho, a região passará a contar com 107 quilômetros com dormentes de concreto, e no ano que vem, esse número salta para 157. “O uso deste tipo de dormente não só aumenta a confiabilidade, segurança como também amplia muito a durabilidade da via”, explicou Felipetto.

VLI - Corredor Centro-Leste

Imagem meramente ilustrativa. VLI – Corredor Centro-Leste.

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