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Terminal de Fertilizantes foi apresentado em Rondonópolis

Projeto Fertilizantes

Da redação

Com um investimento de R$ 200 milhões, o Terminal de Fertilizantes, que está sendo instalado no Complexo Intermodal de Rondonópolis (MT), terá uma área de 160 mil m² e capacidade estática de 64 mil toneladas no primeiro ano – com plano de ampliação de mais de 50% futuramente, em consonância com a demanda.

O projeto, desenvolvido pelas empresas Rumo e JM-Link, foi apresentado aos potenciais clientes no final de 2017. Com previsão de início para abril, o Projeto Fertilizantes é uma saída estratégica para o transporte de insumos no país, aproveitando o maior corredor de exportação entre Rondonópolis (MT) a Santos (SP).

Além do recebimento de produtos pela ferrovia, o terminal prestará serviços de armazenagem, acondicionamento em big bags (grandes contentores de polietileno) e expedição rodoviária de 12 mil toneladas por dia. “A intenção é revolucionar a prestação de serviços no mercado de fertilizantes. Estamos criando uma estrutura com produtividade de porto no interior” afirmou Luiz Abrantes sócio, diretor da JM-LINK.

Projeto Fertilizantes

Projeto Fertilizantes

O Projeto Fertilizantes possui capacidade de descarga de 7,5 milhões de toneladas por ano, com duas linhas de entrada ferroviária que descarregam oito vagões ao mesmo tempo, e duas correias transportadoras de 1.200t/hora cada. Por esses fatores, é a estrutura mais produtiva do país para o mercado de fertilizantes.

O Estado de Mato Grosso foi responsável por quase 20% da importação de fertilizantes de janeiro a novembro de 2017, cerca de 6,3 milhões de toneladas, de acordo com a Associação dos Misturadores de Adubos do Brasil (AMA Brasil). “Vamos facilitar e otimizar a logística, e diretamente impactar na redução do custo da cadeia. Além do ganho financeiro para nossos clientes, será a solução mais produtiva, assertiva e segura do país”, garante o gerente comercial da Rumo, Raphael Tulio.

Além dos benefícios operacionais e financeiros, o projeto traz também ganhos ambientais, com significativa redução de emissão de poluentes. Um trem com 100 vagões, por exemplo, corresponde à média de 357 caminhões a menos nas estradas.

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