Semipesados Scania comemoram cinco anos

13
SCANIA P310
Em cinco anos foram emplacadas 6.750 unidades de semipesados Scania
A Scania está completando cinco anos da atuação no mercado de semipesados, fazendo história na categoria de distribuição de cargas de pequenas e médias distâncias. A marca começou sua atuação na faixa de semipesados como pioneira em vários quesitos. Trouxe como opcional a caixa automatizada (Opticruise), a cabine-leito, a suspensão pneumática de série, apresentou o P 310 8×2, primeiro caminhão com quarto eixo original de fábrica, e em janeiro de 2014 tornau o câmbio Opticruise de série.

Em cinco anos foram emplacadas 6.750 unidades de semipesados, até julho de 2016. Para este ano o objetivo é atingir inéditos 7% de participação na categoria.

Scania_Semipesado_cabine_estendida_interior
P 310 8×2, primeiro caminhão com quarto eixo original de fábrica

O primeiro semipesado lançado pela Scania foi o P 270, que chegou nas versões 4×2 e 6×2 e com opções de cabines simples e leito. O P 270 foi marcante, porque se tornou o primeiro semipesado a ter caixa de câmbio automatizada como opcional.

A chegada de novos e modernos motores levou a Scania a fazer uma mudança na linha. O P 270 se tornou opção exclusiva de propulsor movido a etanol (único na América Latina), e chegam para o mix de semipesados os modelos P 250 e P 310, equipados com mais novidades.

O P 250 e o P 310 elevaram a oferta de torque: 1.150Nm e 1.550Nm, respectivamente, até hoje os melhores do segmento, em suas faixas de atuação. Também passaram a disponibilizar outros diferenciais, como balança digital no painel e a configuração de rodas 8×2, que inaugurou a faixa de semipesados com quarto eixo original e garantia de fábrica.

Em 2015, a Scania apresentou uma terceira opção de cabine, a estendida, para as versões 4×2 e 6×2. As medidas dessa cabine são menores do que a do modelo leito, o que resulta na diminuição da tara no eixo dianteiro. Outra novidade foi o uso de pneus 275, que passaram a reduzir a pesagem total do caminhão. O resultado desses dois fatores permite ao cliente a possibilidade de carregar até 400 kg a mais de carga útil.

Scania Lateral_cabine_estendida
Opção de cabine estendida é novidade da Scania

Linha 2016 – A gama Scania 2016 de semipesados continua oferecendo soluções completas. As ofertas da cabina P contemplam configurações de rodas 4×2, 6×2 e 8×2, que podem receber implementos dos tipos baú, unidade frigorífica, tanque, sider e carga seca. Os modelos dispõem de motores 9 litros e potência de 250 e 310cv. Simples, estendida e leito são as alternativas de cabine.

Os caminhões P 250 e P 310 saem equipados de fábrica com caixa automatizada Scania Opticruise de quarta geração, piloto automático inteligente Ecocruise, ar-condicionado, balança digital no painel (para medir o peso nos eixos traseiros e ajudar o motorista a estar dentro das exigências da Lei da Balança), suspensão a ar, capaz de elevar a preservação da carga e do implemento na operação, e uma vasta lista de distâncias entre eixos para atender diversos tipos de composições e comprimentos. Uma das vantagens da linha de semipesados da Scania é a opção de entre-eixos de 6.300mm de fábrica, que permite aos veículos receber um implemento baú de até 10,5m, a maior capacidade de área disponível para carregamento do mercado.