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Scania apresenta o chassi biarticulado F 360 HA

Neobus Scania

Próprio para trafegar em corredores de ônibus de sistemas BRT (Bus Rapid Transit), a Scania lançou um biarticulado capaz de transportar até 270 passageiros em carrocerias das marcas Neobus e Caio. O novo chassi F 360 HA, de 28 metros de comprimento, pode substituir o uso de até 135 carros com duas pessoas, ou 68 automóveis com 4 ocupantes.

Com o avanço dos temas sobre mobilidade urbana pelo Brasil, a Scania observa um bom potencial de mercado para o seu produto. Atualmente, 27 cidades somam 61 projetos BRT. “O biarticulado Scania é uma solução eficaz e rápida para a população, e mais econômica e rentável para o operador, no transporte de alta capacidade. Nosso modelo tem um motor de grande porte, mas de baixa rotação, caixa automática e suspensão a ar”, diz Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.

Características – O modelo F 360 HA, de piso normal, tem motor de 360cv e desenvolve torque de 1.850Nm (o maior da categoria), já em baixas rotações, para economizar combustível. O propulsor está localizado na dianteira do veículo. O bloco está perfeitamente dimensionado para a capacidade de passageiros e carga.

Allison B 516R

Câmbio automático Allison B 516R de 6 velocidades.

A transmissão automática, fornecida pela Allison Transmission, possuo seis marchas e foi personalizada pelos engenheiros da Allison do Brasil para integrar o trem-de-força do biarticulado. O resultado desse desenvolvimento originou a caixa B 516R, com retardador, que permite que o ônibus reduza a velocidade com menor desgaste do sistema de freios com melhor controle e facilidade de manobra.

“Nesse esforço conjunto com a Scania, nosso processo de customização para este biarticulado partiu de uma transmissão com relações de marchas mais reduzidas. Incorporando um trocador de calor de alta capacidade e softwares operacionais exclusivos, a transmissão B 516R é um projeto do qual nos orgulhamos muito”, afirmou Celso A. João, gerente de engenharia de aplicação da Allison para a América do Sul.

Na configuração 8×2 de 43,5 t de capacidade de carga (maior do mercado), transporta 270 passageiros ao longo de seus 28 metros de comprimento. A montadora argumenta que o custo passageiro/km de um biarticulado pode chegar a até 40% menos que o de um articulado, além de poder substituir praticamente dois articulados.

Neobus ScaniaRecebe ainda suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS, que diminui o tempo e a distância de frenagem, ABS, controle de tração e o freio auxiliar Scania Retarder. Pode ser equipado com cinco portas com vão livre de 1.100mm para facilitar o total acesso do passageiro e movimentação interna confortável. Nas estações de parada com menor demanda, o veículo pode utilizar as mesmas três ou quatro portas dos articulados, sem exigir nenhuma mudança nas estações para poder operar.

O biarticulado Scania F 360 HA 8×2 segue os padrões de BRT do manual da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), adotado pela grande maioria das cidades brasileiras. A norma prevê corredores exclusivos com plataformas de embarque e desembarque elevadas, o que requer veículos com piso alto, no mesmo nível da plataforma, a fim de facilitar o embarque e desembarque. “Agora temos uma completa gama para o transporte urbano a partir de 12 metros. Trazemos para o biarticulado a tradicional redução de custo operacional do ônibus Scania”, afirma Munhoz.

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