• terça-feira , 30 maio 2017

Ping-pong: por que comercializar óleo sintético e mineral ao mesmo tempo?

Novo lubrificante da Mobil Delvac foi elaborado para veículos urbanos que rodam em situações severas de uso

Novo lubrificante da Mobil Delvac foi elaborado para veículos urbanos que rodam em situações severas de uso

Roberta Maia, gerente de marketing da Mobil, responde de bate-pronto algumas questões sobre o recente lançamento do lubrificante Mobil Delvac para veículos utilitários.
Transpoonline – Por que oferecer ao mesmo tempo óleo mineral e sintético?

Roberta Maia – Analisamos os principais caminhões que compõem a frota de veículos urbanos de carga e qual a recomendação do lubrificante para esses modelos. Em seguida, decidimos por esses dois produtos, Mineral 15W40 e Sintético 5W30, para atender a maioria desses caminhões. Juntos esses produtos são compatíveis com exigência de 90% da frota.

TO – A diferença de preço não pode canibalizar as vendas do sintético, muito mais caro? Nesse caso, uma base sintética não atenderia a demanda do mercado?

Roberta Maia, gerente de marketing da Mobil

Roberta Maia, gerente de marketing da Mobil

RM – Não acreditamos em canibalização entre esses dois produtos, pois cada caminhão tem uma recomendação de lubrificante diferente do outro.
Dificilmente um caminhão que precisa de um lubrificante sintético 5W30
irá usar um mineral 15W40.

TO – Qual a diferença de market Share esperada entre os dois tipos de óleo?

RM – De acordo com as nossas análises, 80% do volume deverá ser do Mobil Delvac Utilitário 15W40 e 20% no Mobil Delvac Utilitário 5W30.

TO – O novo produto será fornecido direto a algum OEM?

RM – Não, esse produto inicialmente estará disponível apenas para o mercado de reposição, com foco no varejo.

TO – Por que colocar a imagem de um Iveco Daily na embalagem? Isso não pode prejudicar a comercialização em veículos de marcas concorrentes?

RM – O rótulo traz dois exemplos de caminhões utilitários.

TO – Como a Mobil pretende trabalhar os pontos de vendas para colocar o novo produto no mercado? Existe algum ponto de venda que seja eleito como preferencial (ex.: concessionárias, postos de serviço, etc.)?

RM – Primeiramente estamos capacitando nosso time de vendas para apresentar da melhor maneira o Mobil Delvac Utilitário para a revenda, através de treinamento e-learning, vídeo e lâmina de argumentação. O ponto de venda receberá um enxoval de materiais de comunicação e aquelas revendas com maior potencial de vendas receberá um enxoval diferenciado e ações para apoiar no giro do novo produto.

TO – Primeiro o consumidor precisa saber que existe o produto. Depois, passa a  utilizar. Quanto tempo a Mobil pretende levar para consolidar a novidade?

RM – Para comunicar o consumidor sobre o lançamento do Mobil Delvac Utilitário, um produto especialmente desenvolvido para esse segmento, teremos um plano de lançamento nas principais capitais brasileiras: trabalharemos com rádio, jornal, digital e comunicação no ponto de venda. Além disso, utilizaremos nosso quadro “Amigos de Estrada”, do programa Pé na Estrada, do jornalista Pedro Trucão, para falar dessa novidade.

 

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