Cummins Daimler Kamaz Marcopolo Negócios Notícias ZF

Raio-X Kamaz – Parte 5

Kamaz 40 anos

 

Cummins e Kamaz

Assim como a Cummins, a maioria das parceiras da Kamaz está presente no Brasil.

Em 23 de novembro de 2005, formou-se o empreendimento conjunto ZF KAMA, como resultado da cooperação do grupo empresarial alemão Zahnrad Fabrik e da KAMAZ. Esta é a primeira linha de produção estabelecida pela KAMAZ com a participação de uma empresa estrangeira e a fabricação de produtos com sua marca. Também é o primeiro exemplo de organização da produção industrial de produtos de alta tecnologia de classe mundial na Rússia. O empreendimento conjunto produz anualmente 5.000 caixas de transmissão. Foi assinado um acordo para aumentar a capacidade de produção do empreendimento conjunto de 9 para 89 mil caixas de transmissão por ano.

Em janeiro de 2006, a KAMAZ e a empresa americana Cummins Inc. assinaram documentos sobre a criação do empreendimento conjunto CUMMINS KAMA para produzir motores da Série B para o mercado russo. O capital autorizado totaliza 20 milhões de dólares, com a participação dos fundadores distribuída uniformemente. A empresa produz motores com controle eletrônico Euro-3 e Euro-4, de acordo com os regulamentos de normas ambientais introduzidas na Rússia.

Em dezembro de 2007, a KAMAZ assinou um acordo com a empresa Knorr-Bremse Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH relativo à criação em Naberezhnye Chelny, na Rússia, do empreendimento conjunto KNORR-BREMSE KAMA para a produção de sistemas de freios, com a participação igual das partes no capital autorizado.

No dia 10 de março de 2008, a empresa Federal Mogul Corporation (EUA) e a KAMAZ assinaram documentos para criar o empreendimento conjunto Federal Mogul Naberezhnye Chelny para a produção de peças para grupos de cilindros e pistões, com a participação igual das partes no capital autorizado.

Em dezembro de 2008, o grupo empresarial alemão Daimler AG adquiriu 10% do capital autorizado da KAMAZ, marcando o início de uma nova parceria estratégica mutuamente benéfica das duas fabricantes de veículos. Como resultado desta parceria estratégica, em 2009 a KAMAZ e a Daimler AG assinaram acordos para a criação de dois empreendimentos conjuntos: o Fuso KAMAZ Trucks Rus para produzir e vender os caminhões leves Fuso Canter na Rússia e o Mercedes-Benz Trucks Vostok para produzir e vender os caminhões pesados Mercedes-Benz Actros e Axor. Em fevereiro de 2010, a Daimler AG aumentou a sua participação no capital autorizado da KAMAZ para 11%, e em outubro de 2014, para 15%.

Em setembro de 2011, a KAMAZ e a Marcopolo S.A. assinaram um acordo sobre a criação do empreendimento conjunto KAMAZ-Marco, para a produção e venda de ônibus Marcopolo. O principal objetivo do empreendimento conjunto estabelecido em base paritária pela KAMAZ e a Marcopolo é a produção e venda de ônibus Marcopolo com unidades chassis-cabine KAMAZ, em conformidade com os requisitos das normas Euro-4 e com as exigências atuais para o transporte de passageiros na Rússia e nos países da CEI. Em Dezembro de 2012, nas instalações da NEFAZ (uma subsidiária da KAMAZ) em Neftekamsk, na República do Bashkortostão da Rússia, iniciou-se a produção em massa dos micro-ônibus Bravis. O empreendimento conjunto pretende produzir 3.000 ônibus por ano, ganhando acesso à plena capacidade em 2016.

Related Posts