Novo Marcopolo Torino S otimiza manutenção para reduzir custos

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Modelo apresenta soluções focadas na facilidade de manutenção para aumentar a robustez e agilidade na operação.

A Marcopolo apresentou à imprensa especializada a nova versão do seu modelo urbano de maior sucesso, o Torino S. O produto foi desenvolvido em dois anos, focado em otimizar a eficiência operacional, simplificar e reduzir o tempo de manutenção, com custos menores e os mesmos atributos de robustez e confiabilidade de todas as outras versões da linha Torino: qualidade, conforto, segurança e maior espaço para os passageiros e motorista.

Paulo Corso, diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo, recebeu e conduziu o grupo de jornalistas a uma visita à fabrica. Durante a apresentação, explicou que a nova versão do Torino deve estimular e acelerar a renovação de frota no segmento urbano. “O mercado de ônibus também está em retração, como os demais de toda a cadeia automotiva. De 2015 para este ano o segmento caiu de cerca de 16 mil unidades para apenas cerca 6 mil ao ano. Desenvolvemos o Torino S, que representa Soluzione (solução, em italiano), com  manutenção mais prática e fácil, o que vai reduzir o custo e o tempo de reparação da frota”.

. O novo Torino S será montado inicialmente sobre chassis Mercedes-Benz OF 1519, OF 1721 e OF 1721 L e os MAN VW 15.190 OD e VW 17.230 OD.

O novo Torino S está sendo produzido na fábrica da Marcopolo Rio, no município de Xerém. Apesar do mercado em baixa –o primeiro trimestre de 2017 teve redução de 30% em relação ao mesmo período de 2016—a expectativa da Marcopolo é comercializar cerca de mil unidades ao longo de 2017 e que a versão tenha uma expressiva participação do volume total de veículos dos modelos urbanos.

S de ´Soluzione´ e focado na operação – De acordo com Luciano Ricardo Resner, diretor de engenharia da Marcopolo, a nova versão foi desenvolvida com base no que os clientes desejam, com as principais informações transmitidas para a rede de representantes em todo o Brasil. “Nosso trabalho foi ampliar ainda mais a vocação do modelo para a aplicação pesada e contínua. Suas características de manutenção mais fácil, rápida e barata, vão proporcionar ao transportador manter o veículo mais tempo em operação e realizar quaisquer reparos da forma mais rápida”, enfatiza o executivo.

O Torino S oferece 24 diferentes configurações, para os cinco principais modelos de chassis urbanos vendidos no Brasil, de 11,2m até 13,2m de comprimento. O novo Torino S será montado inicialmente sobre chassis Mercedes-Benz OF 1519, OF 1721 e OF 1721 L e os MAN VW 15.190 OD e VW 17.230 OD.

Mais conforto para motorista, com banco e painel ergonômicos
Mais conforto para os passageiros, com interior mais amplo e bancos reconfigurados.

Externamente, o novo Torino tem design ´limpo`, com novos conjuntos ópticos dianteiro e traseiro, dando um ´toque` de modernidade ao ônibus. Com lâmpadas em LED e desenho arredondado, os faróis e lanternas têm máxima eficiência luminosa e são facilmente intercambiáveis.

Focando na rapidez e custo de reparação, a nova versão ganhou também saias laterais retas, aro de rodas em borracha e placa do veículo incorporada (não mais no para-choque traseiro), e vidros laterais intercambiáveis em um modernos e eficientes, tomadas de ar de teto com novo formato e sistemas de fixação e vedação de mais fácil acesso e manuseio.

Padronização de componentes – O novo projeto focou especial atenção à padronização de componentes. Com isto, conseguiu diminuir a necessidade de itens de reparo em estoque nas garagens.

Vidros laterais intercambiáveis, saias laterais retas, faróis redondos com lâmpadas de LED e as opções de chassis são alguns exemplos adotados para ampliar a velocidade de entrega do carro. Segundo Luciano Resner, pelo novo conceito, a fabricante estabeleceu alguns projetos de veículos que vão reduzir o tempo de produção. “Analisamos os hábitos de compra dos principais clientes brasileiros e buscamos a padronização de componentes e opcionais, reduzindo em muito o tempo para fornecimento do produto. Este é, neste momento, um importante diferencial, pois faz com que o cliente coloque o novo veículo em operação mais cedo”, explica.

Linha de montagem com capacidade para produzir até 30 unidades por dia

Produção em linha dedicada – Para alcançar ainda mais eficiência e produtividade na fabricação do novo Torino S, a Marcopolo projetou em sua operação em Xerém (Marcopolo Rio) uma linha exclusiva, que possui algumas inovações e diferenciais em relação à linha onde são montados os demais modelos Torino.

Segundo Lusuir Grochot, diretor de operações industriais e melhoria contínua, a nova linha foi concebida de acordo com os princípios Lean e contou com a realização de um Kaizen 3P de ajuste da fábrica. “Foram identificadas todas as oportunidades de melhorias e um plano de ação foi gerado exclusivamente. Por ser dedicada à fabricação do modelo Torino S, a linha também recebeu pintura diferenciada na cor cinza claro”, destaca o executivo.

O balanceamento de produção está proposto para até 10 carrocerias por turno em uma única linha de montagem e a produção está pautada em indicadores, estruturados sobre os pilares de segurança, qualidade e produtividade.