Agrale Destaque Foton International Negócios

Foton vai antecipar a montagem do 10-16DT em outra fábrica

por Gustavo Queiroz

Foton-10-16DT

Foton irá antecipar a montagem do 10-16DT em uma fábrica gaúcha.

Recentemente, boatos sobre um possível interesse da Foton na fábrica da International passaram a circular com força no mercado logo após a notícia de que a montadora deixaria de produzir seus caminhões no Brasil. Na verdade, a chinesa manterá o projeto de sua fábrica em Guaíba (RS), que deverá ser inaugurada em meados de 2016. Porém, a montadora pretende ganhar tempo e antecipar a nacionalização do modelo de 10 toneladas e iniciar a sua montagem nas instalações da fábrica da Agrale ou da International, considerando a logística próxima à da nova planta.

Em nenhuma das possibilidades, seja International ou Agrale, a Foton deverá encontrar muitas dificuldades em locar o espaço fabril. No caso da International, a fábrica está plenamente desativada e sua produção não será retomada e a montadora está se preparando para deixar o mercado nacional definitivamente. Um forte indício é o fato de a montadora ter recusado, enfaticamente, a aproximação de uma nova montadora que está buscando um parceiro para ingressar no segmento de caminhões do Brasil.

Para iniciar a produção nacional do modelo 10–16DT, a Foton negociou com 36 fornecedores presentes no país, que já estão prontos para apoiar a montagem do caminhão da chinesa no Brasil.

Related Posts