Scania

Cordenonsi espera rentabilizar R$ 1 milhão com planos da Scania

Scania R 440

Da redação 

A Scania atingiu a ativação de 1.500 programas de manutenção flexível em oito meses. O plano ajuda a rentabilizar a operação do frotista através da redução em até 16% dos custos, bem como no aumento de 20% de disponibilidade, variando de acordo com o perfil da operação. Neste ano, a montadora projeta que mais de 50% das vendas dos programas de manutenção da marca sejam comercializados nesta modalidade.

Felipe Cordenonsi

Felipe Cordenonsi.

“Estou investindo bastante em serviços para crescer 15% nos próximos cinco anos. Tenho clara a visão do resultado operacional melhor, de mais economia aliada a produtividade. Contratamos praticamente todos os benefícios dos Serviços Scania. Em razão disso, projeto economizar, em toda a minha operação, R$ 1 milhão por ano, no mínimo”, revelou Felipe Cordenonsi, gerente corporativo de Operações

A

Fabio Souza

Fabio Souza.

Gestão de Cargas, de Xaxim (SC), que adquiriu cinco modelos R 450 e mais 35 unidades do R 440 para o transporte de carga frigorificada entre os anos de 2017 e 2018 e já soma 90 caminhões da montadora em sua frota, aderiu aos Serviços Conectados e de Manutenção com Planos Flexíveis.

“Uma das benesses é conhecer o comportamento da frota com relatórios semanais. Analiso consumo, tempo parado com o motor ligado, quanto o veículo rodou e como utilizou a faixa econômica. Assim, ajo de modo proativo com a equipe para que o caminhão seja o mais rentável possível”, disse Cordenonsi. “O relatório de acompanhamento é individual por veículo e em tempo real. Portanto, consigo ligar na mesma hora, mantendo a segurança do motorista, quando algo saiu da ordem econômica de direção. É um avanço surpreendente, que está gerando mais rentabilidade”, completou.

Depois de cinco meses com a Manutenção Scania com Planos Flexíveis contratados para 48 caminhões da frota, a Cordenonsi conseguiu reduzir em 50% o número de paradas. “A Scania e a Cavese, concessionária local, nos informam com precisão a data para uma programação antecipada. A previsibilidade reduz custos”, destacou o executivo.

Os programas

Segundo Fabio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil, as vantagens são insuperáveis. “A Manutenção Scania com Planos Flexíveis é totalmente customizada para cada veículo individualmente, prometemos uma redução de até 16% no custo de manutenção, a cobrança é por quilometragem (se não rodou, não paga) e de acordo com faixas de consumo de combustível (se consumiu menos, paga menos); e o plano Standard funciona por adesão, com assinatura de prazo ilimitado e mesmo valor ao longo da vigência do programa. Antes ninguém tinha pensado nisso”, explicou.

A conectividade é a base de funcionamento da Manutenção com Planos Flexíveis, pois é por meio dos dados recebidos que a cobrança de cada caminhão é feita, além do próprio cálculo do plano e as próximas paradas. O sistema permite a conexão de informações pelo Serviços Conectados Scania, identificando diversos fatores como estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo e intervalos de manutenção. Portanto, passa a existir uma gestão compartilhada entre cliente e rede de concessionárias, para mais assertividade e previsibilidade da operação.

A cobrança por quilometragem e de acordo com faixas de consumo de combustível é inédita  dentro da Scania mundialmente. “Agora é o caminhão quem avisa quando deve parar para a manutenção. Com isso, nosso pacote de soluções traz resultados imediatos, como a redução do custo dos reparos, do tempo parado na oficina e da emissão de CO2. O futuro sustentável já começou”, concluiu Souza.

Related Posts