Destaque Mobilidade & Sustentabilidade

Passe Livre protesta contra “pacote canalha” de João Dória

Ônibus SP

Da redação

O movimento social Passe Livre, que originou os históricos protestos de 2013 (“Não é só por R$ 0,20”), dispara contra a gestão do prefeito de São Paulo, João Dória, que informou alterações no transporte público de passageiros da capital paulista.

Passe LivreDe acordo com o Passe Livre, Dória irá abolir linhas e reduzir a frota ônibus circulante na cidade sem, ao menos, apresentar uma justificativa para a sociedade. Além disso, o movimento ainda acusa que o prefeito também não apresentou nenhum estudo técnico de análise sobre linhas, regiões ou estimativa da demanda.

A ausência de argumentos técnicos para algumas ações proporciona um ar de amadorismo para a gestão Dória, que em certas ocasiões, parece pautar decisões em achismos e vontades pessoais, como nos casos do aumento da velocidade nas marginais e na redução das ciclovias e ciclofaixas de São Paulo.

O impacto das alterações que estão sendo implementadas no transporte público paulistano, segundo o Passe Livre, deve ser a redução de mais de 30.000 postos de trabalho no setor. Isso ocorrerá através da redução de 200 linhas de ônibus, 210 linhas alteradas, bem como da retirada de 841 ônibus de circulação das ruas e avenidas de São Paulo.

Em comunicado divulgado em mídia social, o Movimento Passe Livre classificou a mudança da prefeitura paulistana de “pacote canalha” e promete que a “luta por um transporte realmente público” seguirá.

Related Posts