Mercedes-Benz apresenta novo chassis de ônibus de 15 metros

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Nova legislação que autoriza carroçarias de 15 metros na aplicação rodoviária deverá estimular o mercado, com maior procura por ônibus Double Decker e High Decker, possibilitando que as empresas ofereçam serviços diferenciados aos seus clientes.
Nova legislação que autoriza carroçarias de 15 metros na aplicação rodoviária deverá estimular o mercado, com maior procura por ônibus Double Decker e High Decker, possibilitando que as empresas ofereçam serviços diferenciados aos seus clientes.

A Mercedes-Benz está ampliando ainda mais seu portfólio de chassis para ônibus rodoviários. A montadora apresentou hoje à imprensa o chassi O 500 RSDD 8×2 de 4 eixos para carroçarias de 15 metros de comprimento, indicadas para as configurações Double Decker (ônibus de dois pisos com assentos para passageiros) e High Decker (piso superior com os assentos e piso inferior exclusivo para bagagens). Estes ônibus são especialmente indicados para linhas regulares de médias e longas distâncias, bem como para turismo de luxo.

O chassi O 500 RSDD 8×2 da Mercedes-Benz, que é já é oferecido ao mercado para carroçaria de até 14 metros, agora também pode ser implementado com carroçaria de 15 metros, aumentando as opções de escolha para os clientes. Essa versão do O 500 RSDD está totalmente sintonizada com a nova legislação que entrou em vigor no início desse ano, autorizando a utilização de carroçarias de 15 metros em ônibus rodoviários, um metro a mais em relação ao comprimento máximo permitido até agora.

A nova configuração deverá estimular as vendas de ônibus 8×2 com carroçarias Double Decker e High Decker, atendendo a uma demanda das empresas do setor, que ganham mais capacidade para aumentar a oferta de assentos por viagem e oferecer mais conforto e espaço a bordo. Com maior número de assentos, elas podem garantir as gratuidades de passagens previstas em lei, alcançando assim os resultados operacionais esperados. Na versão Double Decker, por exemplo, são até 52 poltronas do tipo convencional no piso superior e até 16 poltronas do tipo semileito no piso inferior, com mais espaço para bagagens, permitindo a oferta de serviços diferenciados, otimizando o uso do veículo e a rentabilidade do negócio.

O chassi O 500 RSDD 8x2 para carroçarias nessa dimensão assegura maior capacidade de transporte e mais espaço a bordo para linhas regulares de médias e longas distâncias e para o turismo de luxo.
O chassi O 500 RSDD 8×2 para carroçarias nessa dimensão assegura maior capacidade de transporte e mais espaço a bordo para linhas regulares de médias e longas distâncias e para o turismo de luxo.

Outra importante vantagem é que a carroçaria Double Decker pode dispensar a necessidade de instalação de elevador para cadeirantes, que podem ser acomodados no piso inferior, dependendo do projeto de cada encarroçador. Isso facilita o embarque e desembarque, com a entrada praticamente em nível com a plataforma ou com a calçada. Em breve, será obrigatório o uso de elevador na carroçaria High Decker.

Encarroçamento facilitado – Tanto na versão de 15 metros, como na de 14 metros, o O 500 RSDD 8×2 facilita e otimiza o encarroçamento, que é feito por empresas especializadas do setor. O veículo sai de fábrica com entreeixos de 3.000 mm, chamado de “buggy”, já preparado para o alongamento do chassi na encarroçadora e para a montagem da carroçaria, de acordo com a escolha do cliente.

O chassi “buggy” conta com todos os elementos necessários para as diversas dimensões de carroçaria, que, no caso de ônibus rodoviários, agora vão até 15 metros. Entre esses itens incluem-se a preparação de chicote elétrico, tubulação pneumática e hidráulica, além da preparação do quadro para receber a estrutura do bagageiro e do piso.

O RSDD oferece ainda a vantagem da configuração Low Driver na parte frontal do veículo. Isso permite o rebaixamento do posto do motorista, quando esse for o tipo de carroçaria escolhida, agilizando a montagem. Neste caso, o balanço dianteiro é composto por um módulo integrado ao chassi que permite o seu reposicionamento pelo encarroçador sem a necessidade de cortes na longarina. Esta é uma configuração exclusiva da Mercedes-Benz.

Motor de 408 cv e câmbio automatizado – O novo chassi O 500 RSDD 2741 8×2 foi dimensionado para 27 toneladas de PBT – peso bruto total e vem equipado com o motor eletrônico OM 457 LA de 6 cilindros e 12 litros. Sua potência é de 408 cv a 2.000 rpm, com torque de 1.900 Nm a 1.100 rpm, combinado com o câmbio automatizado GO 240 de 8 marchas. Essa caixa permite a utilização tanto no modo de condução automatizado, quanto no manual, e tem retarder hidrodinâmico integrado.

O conjunto utiliza sistema de suspensão eletrônica ECAS, que permite elevação e rebaixamento da carroçaria, facilitando e agilizando o embarque e o desembarque de passageiros. Além disso, conta com um sistema anti-tombamento em manobras, com realinhamento automático da altura da suspensão acima da velocidade de 5 km/h.