Mato Grosso possui 2,4% de estradas estaduais consideradas ótimas

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Caminhão na Estrada Nova

Da redação 

Mato Grosso é o Estado do Centro-Oeste com o maior índice de rodovias estaduais pavimentadas consideradas ótimas em 2017, de acordo com a pesquisa anual da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). A previsão é de que a situação da malha rodoviária melhore nos próximos anos com a concessão de mais de 3.000 quilômetros de rodovias através do programa Pró-Estradas, do governo estadual.

A CNT revela que Mato Grosso possui 2,4% de estradas estaduais consideradas ótimas, ficando à frente dos estados de Goiás (0,6%), e também do Distrito Federal e de Mato Grosso do Sul que não pontuaram neste item. Ou seja, ainda assim, a infraestrutura logística disponibilizada no Estado deixa muito a desejar, encarecendo o custo logístico em MT.

A pesquisa CNT considerou itens como sinalização, geometria e pavimentação, revelando que Mato Grosso apresenta uma sensível melhora na qualidade das rodovias, considerando em 2014 o Estado não possuía nenhuma estrada nesta condição de qualidade. “Sabemos que ainda temos muito o que melhorar em relação às estradas. Mas consideramos que o resultado obtido neste ano pelo Estado, quando o assunto são as rodovias tidas como ótimas, pode ser atribuído em parte ao planejamento estratégico e as ações executadas pelo Pró-Estradas. O programa que concluiu em dois anos e 10 meses da atual gestão 2.300 km de asfalto, considerando a realização de obras de construção de novas rodovias e recuperação dos trechos degradados. Muitas destas rodovias não são citadas na pesquisa”, declarou Marcelo Duarte, secretário de Infraestrutura e Logística.

De acordo com a CNT, a necessidade de retomada econômica do Brasil nos próximos anos ampliará as demandas por uma maior eficiência na infraestrutura de transporte e, principalmente, reforçará a percepção da necessidade de o País dispor de rodovias com maior nível de qualidade. Nesse contexto, assegurar a recuperação e a expansão da malha rodoviária mostra-se imprescindível para permitir um crescimento social e econômico com bases permanentes.

Obras

“Estamos realizando um programa de concessões que pretende passar à iniciativa privada a gestão de mais de 3.000 km de rodovias, sendo 525 km só na primeira fase do programa que terá leilões em 2018. Ao menos quatro rodovias citadas pela pesquisa (MT-246, MT-358, MT-208 e MT-320) podem ser concessionadas”, explicou Duarte.

A rodovia MT-246, entre Jangada e Barra do Bugres, está recebendo obras de reconstrução completa, visando a concessão em 2018. O trecho da MT-320, entre Nova Santa Helena e Colíder, também deve ser concessionado. Em 2018, as rodovias MT-343 (Denise a Assari), MT-483 (Anel Viário de Rondonópolis recebe ações de tapa buracos), MT-343 e MT-240 (Arenápolis) também devem ser recuperadas.