Destaque Internacional Lançamentos Logística Negócios

MAN apresenta na Coreia ônibus de dois andares movido a gás

Mercado sul-coreano é um dos que mais investem em combustíveis alternativos no mundo.

por Gustavo Queiroz

Pensando no mercado de mobilidade urbana sustentável, a montadora alemã MAN apresentou o seu primeiro ônibus de piso baixo a gás natural durante a feira Seoul Motor Show, na Coreia do Sul. A outra novidade do evento foi o lançamento de um double decker (dois andares), equipado com o chassi RR4, para o mercado sul-coreano. Trata-se de um novo e promissor mercado para a marca, que ingressou naquele país somente no final do ano passado.

Os ônibus alimentados por sistemas alternativos são extremamente populares na Coréia do Sul, que é reconhecida por incentivar e investir em tecnologias eco-friendly. Entre as formas de abastecimento mais populares naquele mercado, os propulsores a gás natural ocupam posição privilegiada. Durante o evento, um operador sul-coreano confirmou a compra das 30 primeiras unidades do modelo a gás, que devem ser entregues já no final deste ano.

Carmen Fakler, gerente de Projetos de Entrada de Mercado da Coréia do Sul da MAN, destacou a meta da montadora naquele mercado. “Estamos buscando um objetivo claro na Coréia do Sul: sair de um nicho (gás natural) de mercado, alcançar a penetração no mercado de massa. Cada ônibus desenvolvido para a Coréia do Sul é praticamente uma nova criação devido à necessidade de atender às especificações locais e aos requisitos de homologação”, explicou Fakler.

O chassi MAN A22 constitui a base para o ônibus urbano de 12 metros de comprimento, equipado com o motor E28 de 310 cavalos e movido a gás natural. O circular pode transportar 29 lugares sentados, incluindo duas cadeiras de rodas. Este ônibus é um dos raros produtos de piso baixo na Coreia do Sul, que está habituada com modelos com piso alto.

O modelo de dois andares, por sua vez, foi apresentado equipado com o propulsor D26, de 460 cv, instalado no chassi RR4. As primeiras sete unidades deste ônibus já foram entregues e mais 45 serão disponibilizadas até o final deste ano.

Related Posts