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Mahle cria sistema de dupla filtragem para motores diesel

Sistema de dupla filtragem da Mahle Metal Leve.

Sistema de dupla filtragem da Mahle Metal Leve.

Para garantir maior segurança ao motor, a Mahle desenvolveu um novo sistema de filtração. Considerando que o diesel possui características hidroscópicas, que absorve água do ambiente e promove a corrosão de componentes dos motores (bombas de combustível, sistema de injeção, bicos injetores, válvulas e componentes em geral do sistema de alimentação). Devido a esta contaminação, a empresa projetou um inovador separador de água e de impurezas de duplo estágio.

“Nosso conceito é único no mercado brasileiro. Com o novo sistema desenvolvido pela Mahle Metal Leve estamos conseguindo uma eficiência muito acima da média do mercado, o que resguarda o sistema de alimentação dos motores, reduz muito as trocas de filtros e os gastos com manutenção”, assegura Fábio Moreira, gerente de desenvolvimento de sistemas de filtração.

Desenvolvimento da tecnologia – O projeto da tecnologia considerou os seguintes fatores: o mercado brasileiro possui diferentes níveis de qualidade do Diesel (S10 e S500) e conta com desafios importantes ao longo de toda a cadeia produtiva e consumidora. Adicionalmente, existe o fator de acréscimo de biodiesel ao diesel, ampliando sua capacidade de absorção de água, ocasionando um ataque microbiológico mais intenso ao combustível, aumentado quantidade de sedimentos de origem biológica que, somado à maior instabilidade da mistura água e diesel devido ao acréscimo do biodiesel, representam desafio adicional para o desenvolvimento de sistemas de filtração.

Sendo assim, a Mahle Metal Leve avaliou a tecnologia disponível atualmente no mercado de estágio único de filtração. Na condição de contaminação de campo, principalmente devido a sedimentos de origem orgânica, e combustível com maiores níveis de biodiesel, foram verificadas limitações deste tipo de tecnologia visando manter a função de separação de água em condições mínimas.

Os testes mostraram que, em um primeiro momento, sistemas de filtração de estágio único realizam separação de água em níveis acima de 96%. Entretanto, a partir de determinada exposição a contaminantes e circulação de combustível diesel, o desempenho dos separadores de água é reduzido a níveis abaixo do recomendado (menos de 20%).

Separação em dois estágios – Para aperfeiçoar o desempenho do sistema, o projeto do novo produto incluiu dois estágios de filtração. Primeiramente, ocorre a filtração do contaminante e processo de coalescência das gotas microscópicas de água, que aumentam de tamanho e melhoram o desempenho da filtragem definitiva no segundo estágio do filtro, onde o processo final de separação da água do diesel ocorre com menor quantidade de contaminante. Deste modo, o sistema de duplo estágio consegue manter a sua função primária de separação de água mesmo com maior presença de sedimentos.

A Mahle comprovou durante o desenvolvimento do sistema que o conceito de filtragem em dois estágios demonstra eficiências acima de 96% na condição inicial e mantém eficiência de separação de água acima de 70%, mesmo com a exposição de contaminantes ou mistura com biodiesel. Nessa mesma situação, concorrentes chegaram a níveis de eficiência não superiores a 15%.

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