Iveco Bus apresenta primeiro micro-ônibus inclusivo do Brasil

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O novo micro-ônibus é baseado no chassi Iveco 70C17, com carroceria Caio F2200i
O novo micro-ônibus é baseado no chassi Iveco 70C17, com carroceria Caio Induscar F2200i

A Iveco Bus, marca da CNH Industrial, e a Caio Induscar apresentaram hoje ao mercado o SoulClass, primeiro micro-ônibus inclusivo do país. O conceito do projeto é baseado em aspectos como acessibilidade para os passageiros com mobilidade reduzida e benefícios para o operador, solução obtida por meio do inovador Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), da marca Elevittá.

O modelo possui características de carroceria e chassi inspiradas em automóveis, que o tornam único e à frente de seus concorrentes. O projeto do SoulClass se enquadra nas regras da portaria 269 do Inmetro, que entrará em vigor em julho, e exige dos novos  ônibus do segmento rodoviário equipamentos para embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, disponibilizados também para outras versões, como os escolares.

SoulClass é equipado com Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) e se destaca pela inclusão e rentabilidade
SoulClass é equipado com Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) e se destaca pela inclusão e rentabilidade

Humberto Spinetti, Diretor de Negócios da Iveco Bus para a América Latina, ressalta que o mercado de transporte de passageiros necessita, cada vez mais, de veículos que ofereçam bem-estar e inclusão aos ocupantes, e que possibilitem ao empresário ter retorno financeiro na operação. “Aumentamos nosso leque de produtos com um veículo que, além de proporcionar um conceito de experiência em acessibilidade ampliada, se destaca pelo baixo custo operacional e pelo melhor consumo de combustível do segmento”, explica o executivo.

O novo micro-ônibus é baseado no chassi Iveco 70C17, com carroceria Caio F2200i. A versão executiva acomoda 24 passageiros, incluindo até dois cadeirantes, mais o condutor. Isso é possível graças ao Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) da Elevittá, que posiciona a poltrona preferencial do lado de fora do veículo, permitindo ao passageiro com mobilidade reduzida embarcar e desembarcar com mais conforto e segurança.

A carroceria, de design moderno, utiliza lanternas traseiras em led, capô com acionamento interno e grade frontal removível
A carroceria, de design moderno, utiliza lanternas traseiras em led, capô com acionamento interno e grade frontal removível
Tampa traseira em alumínio, que proporciona maior leveza à carroceria.
Tampa traseira em alumínio, que proporciona maior leveza à carroceria
O conceito do projeto é baseado em aspectos como acessibilidade para os passageiros com mobilidade reduzida e benefícios para o operador
O conceito do projeto é baseado em aspectos como acessibilidade para os passageiros com mobilidade reduzida e benefícios para o operador

O SoulClass, nas versões executivo e escolar, utiliza motor FPT Industrial F1C de 3 litros, injeção eletrônica tipo common-rail, 4 cilindros em linha e 16 válvulas, totalizando 170 cv, o mais potente da categoria. Outro destaque é a tecnologia FPT Industrial EGR, que faz com que o veículo não necessite do uso do Arla 32. O modelo conta com suspensão de feixes de molas parabólicas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora, caracterizando maior absorção de impactos.

A carroceria, de design moderno, utiliza lanternas traseiras em led, capô com acionamento interno e grade frontal removível, facilitando o acesso ao motor e componentes posicionados na parte externa do veículo, e tampa traseira em alumínio, que proporciona maior leveza à carroceria.