Iveco Bus e Mascarello lançam o GranClass 150S21

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GranClass 150S21
GranClass 150S21

GranClass 150S21

Projetado sob medida para atender às rigorosas exigências do programa federal Caminho da Escola, a Iveco Bus e a Mascarello apresentaram o ônibus escolar GranClass 150S21, um conjunto pronto (chassi + carroceria). O modelo é próprio para circulação em terrenos fora-de-estrada e de difícil acesso, tendo sido aprovado nos mais exigentes testes. O modelo, de 15 toneladas, foi projetado e desenvolvido no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG).

GranClass 150S21
Interior e acessibilidade do GranClass 150S21.

Ao todo, a Iveco Bus submeteu o veículo a mais de 234 mil quilômetros de testes de qualidade em que foram avaliados cerca de 342 componentes. “Nós rodamos aproximadamente 40 mil km por todo o Brasil, com representantes do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, para mapear as reais necessidades dos clientes e desenvolver o veículo ideal para o segmento” afirma Gustavo Serizawa, gerente de Marketing de Produto da Iveco Bus.

O ônibus pode transportar até 48 estudantes, incluindo acessibilidade para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida. Dessa forma, o GranClass disponibiliza de série elevadores de acesso, uma cadeira de rodas, porta larga com dispositivo anti-esmagamento e saída de emergência, porta-mochila no teto e rede nas costas dos assentos para acomodação do material escolar.

O principal destaque tecnológico deste produto é o dispositivo de bloqueio de diferencial, da Eaton, que facilita a transposição de atoleiros. O NoSpin maximiza a tração, fornecendo 100% do torque e potência em ambas as rodas motrizes. O sistema calcula automaticamente as situações em que o veículo precisa de tração

O chassi é equipado com suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, permitindo o fácil acesso à lugares acidentados. “Seguindo a nossa prioridade, que é o conforto e a segurança dos alunos, o modelo conta ainda com dispositivo inibidor de abertura da porta com o veículo em movimento, limitador de velocidade, câmera e sensores de ré, cintos de segurança em todas as poltronas e proteção nas janelas”, ressalta Serizawa.

O veículo – Conta com motor N45, da FPT Industrial, com quatro cilindros em linha, 4.5 litros, 206 cv, torque chega a 720 Nm, já disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm. Recebe caixa mecânica Eaton FS 5406A de seis marchas, com escalonamento compatível com as operações rurais e urbanas. Possui ainda direção hidráulica, embreagem com acionamento hidráulico e dispositivo de bloqueio de ignição com marcha engatada.

Especificações técnicas do chassi

  • Comprimento máximo (CT) 9.000 / 10.000 mm
  • Largura máxima (D) 2.422 mm
  • Entre Eixos (EE) 5.180 / 5.950 mm
  • Balanço dianteiro (BD) 1450 mm
  • Balanço traseiro (BT) 2.300 / 2600 mm
  • Ângulo de entrada (A) ≥25°
  • Ângulo de Saída (B) ≥20°
  • Capacidade Técnica Eixo Dianteiro 5.000 kg
  • Capacidade Técnica Eixo Traseiro 10.000 kg
  • Peso Bruto Total 15.000 kg
  • Tanque de combustível com Capacidade de 275 litros
  • Motor Iveco FPT N45 150 kW(206 cv)

GranClass 150S21