• quarta-feira , 26 abril 2017

Mato Grosso anuncia que irá privatizar cinco aeroportos

Aeroporto Internacional Marechal Rondon será privatizado e administrado por empresa, provavelmente, internacional.

Aeroporto Internacional Marechal Rondon será privatizado e administrado por empresa, provavelmente, internacional.

O Governo Federal autorizou a inclusão do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, que atende a região metropolitana de Cuiabá, além dos aeroportos regionais de Sinop, Alta Floresta, Barra do Garças e Rondonópolis no próximo leilão de concessão para iniciativa privada, incluído no Programa Nacional de Desestatização (PND). Trata-se de uma solicitação do governador Pedro Taques confirmada pelo Secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Lopes.

Segundo o governo estadual, a concessão das unidades deverá injetar investimentos bilionários em Mato Grosso. “Esta será uma grande vitória para Mato Grosso, que conseguirá, em poucos anos, além do Marechal Rondon, mais quatro aeroportos concessionados, garantindo uma melhor qualidade de serviços prestados e mais tranquilidade aos passageiros”, disse Taques.

Empresas estrangeiras de olho para investir no Brasil – Na prática, a empresa vencedora, que poderá ser estrangeira, destinaria o valor da outorga não mais para União, mas sim para investimentos nos regionais. “Vamos inaugurar em Mato Grosso uma nova e moderna modelagem para aeroportos, que está sendo construída em parceria com a SAC. O aeroporto superavitário, no caso o Marechal Rondon, poderá subsidiar os quatro aeroportos regionais menores, de modo que todos funcionem com padrão de excelência”, disse Marcelo Duarte, secretário da Sinfra.

Como a Infraero não precisa mais ser sócia obrigatória (49%) nestes casos das concessões, a privatização dos aeroportos se tornou mais interessante aos investidores estrangeiros, especialmente os europeus, que já arremataram as concessões dos aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre, vencidas pela alemã Fraport; o de Salvador ficou a francesa Vinci; e o de Florianópolis com a suíça Zurich.

Posts Relacionados