BID BNDES Destaque

BID e BNDES anunciam Fundo de Crédito de Infraestrutura

Investimento

Da redação

O Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do BID Invest (para o setor privado), e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) se uniram para criar um fundo de crédito em infraestrutura de até US$ 1,5 bilhão. O fundo, que foi batizado de “B2 Infra”, poderá contar com uma participação de cerca de 30% de recursos do BNDES, 10% do BID Invest e o restante será captado junto ao setor privado, especialmente de investidores institucionais.

O foco do B2 Infra é investir em instrumentos de dívida nos setores de transporte, energia, água e saneamento e infraestrutura social, como saúde e educação. Dentro de 60 dias as duas instituições anunciarão a estrutura do fundo, de acordo com as regras do BNDES Fundos de Crédito. A previsão é que o produto passe a operar no segundo semestre.

“É mais uma iniciativa no intuito de utilizar recursos públicos para alavancar recurso privado para a infraestrutura, utilizando a experiência e o amplo conhecimento das duas instituições no financiamento de infraestrutura”, explicou Eliane Lustosa, diretora de mercado de capitais do BNDES.

“O BID Invest colocará toda sua capacidade de análise de integridade institucional, dos riscos sociais e ambientais e de estruturação financeira a serviço do Fundo para aumentar o financiamento de infraestrutura sustentável no Brasil”, confirmou Hugo Flórez Timorán, representante do Grupo BID no Brasil.

Related Posts