Cummins mostra inovações para mobilidade

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Eletrificação é foco e parte da estratégia da Cummins para a expansão dos negócios globais da companhia

Da redação

A Cummins Brasil vai apresentar durante a Fenatran, em outubro, suas últimas novidades tecnológicas para motorizações Diesel e seus novos sistemas e soluções para reduzir o custo operacional de seus produtos. A maior fabricante independente de motores Diesel e a gás também anunciou que está investindo em diversas tecnologias de powertrain, incluindo eletrificação para atender às tendências de mercado e expandir seus negócios em todo o mundo.

A empresa vai mostrar durante o evento a nova aplicação no segmento de veículos leves da motorização nacional ISF 2.8 com tecnologia EGR e turbo de geometria variável – Recirculação de Gases Exaustão, a ser exibida no estande da Cummins durante o evento. A divisão Cummins Emission Solutions (CES), líder global na concepção, fabricação e integração de tecnologia e soluções de pós­tratamento de gases de escape, foi a responsável pelo desenvolvimento do pós tratamento de gases desta aplicação com o EGR. O novo pacote para os motores EGR inclui o DOC (Diesel Oxidation Catalyst), o PFC (Partial Filter Catalyst – Filtro Parcial de Material Particulado) e os sensores.

Cummins destaca os avanços já obtidos no processo de desenvolvimento do sistema Euro VI para a indústria nacional

Ao mesmo tempo que exibe o seu motor nacional mais vendido, o ISF 3.8 com o sistema SCR (Euro V) durante a Fenatran, a Cummins destaca os avanços já obtidos no processo de desenvolvimento do sistema Euro VI para a indústria nacional. “A Cummins entregou a tecnologia Euro VI para o mercado europeu em 2014 e, desde então, vem modernizando e aperfeiçoando uma nova plataforma de motores para inserir nos mercados emergentes. Estamos investindo para desenvolvermos produtos Euro VI mais eficientes, baratos e confiáveis”, diz Adriano Rishi, diretor executivo de Engenharia da Cummins para a América Latina.

Em fase de testes com as montadoras, a motorização ISG 12, marco histórico no processo de desenvolvimento global de engenharia da empresa, é outra contribuição da Cummins para o sistema de transporte nacional. Com alta potência e baixo peso (860 quilos) para caminhões acima de 45 toneladas, o ISG 12 segue o conceito do desenvolvimento independente para os mercados globais da Cummins e define um novo padrão de plataforma global de motores pesados.

O mais recente trabalho realizado pela empresa foi o ajuste de potência, torque e rotação realizado na motorização ISB 6.7

Seguindo a tendência mundial de propulsores menores e mais leves, o ISG 12 traz potência de até 510 cv e é oferecido por meio de um pacote compacto e leve. O motor, disponível para atender às diversas normas internacionais em requisitos de emissões -­ Euro V, Euro VI, EPA 2017 -­, é a solução da Cummins para serviços de longa distância. A motorização incorpora o sistema de injeção de combustível Cummins Xtra-­High Pressure (XPI), derivado do motor Série X, maior e mais potente. O sistema de combustível impulsionado pela alta precisão dos controles eletrônicos contribui com um torque máximo de 2.305 Nm. Os atributos também permitem ao motor Série G oferecer respostas mais rápidas em baixas rotações.

O mais recente trabalho realizado pela empresa foi o ajuste de potência, torque e rotação realizado na motorização ISB 6.7. Esta versão entra em produção em dezembro deste ano e traz 310 cv de potência e torque de 1.100 Nm a 1.110 rpm contra 290 cv e torque de 950 Nm a 120 rpm do modelo anterior.

Soluções  inovadoras – Mesmo em cenário de retração econômica, a Cummins Brasil investe em tecnologias que trazem redução de custo operacional para os seus clientes e apresenta na maior feira de transportes do País grandes novidades como o Telematics e o Over The Air, além do Adept e o Fleetguard FIT, já relevados na primeira edição do Innovation Week, evento promovido pela Cummins no ano passado.

Maior fabricante independente de motores Diesel e a gás comemora nova aplicação para o segmento de caminhões leves

Criado nos EUA, o Telematics chega ao mercado brasileiro como uma solução de monitoramento da condição do motor. Trata-se de um sistema que monitora as condições do motor via sinal de internet e possibilita o acompanhamento da frota ou de apenas um caminhão. Com ele é possível melhorar o intervalo de manutenção, redução de consumo e realizar manutenções preditivas.

O Telematics também permite o acompanhamento da condução do motorista para educá-los, evitando maiores desgastes, além do monitoramento da rota baseada nas condições atuais dos veículos por meio do módulo eletrônico, evitando possíveis falhas no decorrer do trajeto pré-diagnosticado pelo sistema.

Motorização ISF 3.8 com sistema SCR
Motorização ISL a Gás

Evolução do sistema de soluções conectadas, o Over The Air permite executar atualizações de software do motor enquanto o caminhão ou até uma frota inteira está em operação. A atualização elimina a necessidade de os clientes visitarem uma concessionária para atualizações de calibração

do motor que podem normalmente levar três dias ou mais, além dos custos adicionais. Esta programação oferece redução significativa de custos, já que elimina o tempo de inatividade, enquanto melhora a confiabilidade e o desempenho do motor. Esta solução acaba de ser lançada no mercado norte-­americano e está em processo de adaptação para também ser inserida no mercado brasileiro.

Já o Adept™ é um conjunto de recursos eletrônicos avançados que adapta, de modo dinâmico, às condições momentâneas de funcionamento para operação eficiente do veículo. O sistema vai instalado no motor e verifica automaticamente as condições de aceleração, monitorando em tempo real a performance da máquina de forma quase imperceptível ao usuário final.

Linha de montagem segue os padrões internacionais de produção

O Fleetguard FIT é uma plataforma responsável pelo monitoramento das condições dos filtros do caminhão que, por meio de uma base de dados coletados com a telemetria e conectado ao smartphone, permite ao usuário final e/ou frotista acompanhar e receber informações sobre o período de intervalo de troca. O aplicativo calcula o delta de pressão e estima a vazão para sincronizar a necessidade de substituição dos produtos, ou seja, vai informar o momento exato da substituição, podendo estender o prazo, caso o ciclo de uso seja mais leve.

Eletrificação – Como estratégia para expandir seus negócios em todo o mundo, a Cummins também anunciou investimentos na eletrificação de sua linha de produtos.Para a empresa, a diversificação energética é fundamental para oferecer valor aos negócios e contribuir com um futuro sustentável. A empresa já vem investindo anualmente US$ 700 milhões em âmbito global na exploração de novas soluções de energia e produtos.