Elétrico e-Delivery é apresentado na Alemanha

48
A configuração do motor oferece torque máximo mesmo em baixas rotações para otimizar operações urbanas

Da redação

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou hoje em Hamburgo, na Alemanha, o e-Delivery, primeiro caminhão leve 100% elétrico desenvolvido no Brasil, sob medida para as aplicações severas de países emergentes. O modelo vai iniciar operação em frotas piloto no próximo ano.

O trem de força é equipado com o novo motor elétrico WEG AL160, que entrega 80 kW (109 cv) de potência e torque máximo de 493 Nm, acoplado a uma transmissão automática Allison. Desenvolvido em parceria com a Eletra exclusivamente para tração de veículos comerciais, conta ainda com bancos de bateria de íon-lítio LiFePO4 e autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo. O e-Delivery estará disponível nos modelos de 9 e 11 toneladas, conforme a necessidade do cliente.

Com emissão zero e nível de ruído extremamente baixo, o e-Delivery otimiza o conforto no transporte urbano de mercadorias. Alinhado à realidade do mercado, o modelo abrange duas opções de recarga: a recarga de oportunidade rápida, em que é possível assegurar 30% da carga em apenas 15 minutos, e pode ser realizada várias vezes ao longo da rota do veículo para aumentar sua autonomia; ou a recarga lenta, que em três horas, atinge a carga máxima.

O trem de força está preparado para partida em rampas de até 25% e subidas de até 30%, sem qualquer dificuldade

No conceito plug-in, as baterias do veículo são recarregadas por um carregador externo padrão CCS. Sua operação é bastante simples e amplamente difundida na indústria de elétricos.

O e-Delivery dispõe também de um freio com três estágios de regeneração, que podem ser ajustados conforme a condição de carga ou preferência do motorista. O freio regenerativo atua antes do freio pneumático, para desacelerar o veículo, recuperando até 30% de energia durante a frenagem e utilizando a mesma para recarregar as baterias.

O veículo possui também o sistema Eco-Drive Mode, que reduz o consumo de baterias dependendo da condição de carga do veículo, ajustando a demanda de corrente das baterias de acordo com a condição de operação do veículo.

Desenvolvido no Brasil em parceria com a Eletra exclusivamente para tração de veículos comerciais, conta ainda com bancos de bateria de íon-lítio LiFePO4 e autonomia de até 200 quilômetros

O recurso prolonga a duração da carga da bateria, aumentando a vida útil do sistema de freios e das baterias. Todas as informações da regeneração da energia ficam disponíveis no painel de instrumentos, que assim como o design interno segue o padrão mundial da linha de veículos elétricos do Grupo Volkswagen.

A configuração do motor oferece torque máximo mesmo em baixas rotações para otimizar operações urbanas. O trem de força está preparado para partida em rampas de até 25% e subidas de até 30%, sem qualquer dificuldade.

Os sistemas auxiliares, como compressor de ar, ar-condicionado, bomba de direção e de água ficam a cargo de motores elétricos independentes ao de tração, otimizando a capacidade de tração do motor principal. Eixos, suspensão, chassis, rodas e pneus seguem as características tradicionais e toda robustez da nova linha Delivery, compartilhando componentes comuns com a plataforma.

Com o novo e-Delivery, a MAN Latin America entrega ao mercado um produto único no seu segmento, desenvolvido com engenharia 100% brasileira, com dimensões adequadas à operação VUC, ideal para os grandes centros urbanos. O veículo chega ao mercado para atender aos segmentos de logística verde, zero emissões e circulação em locais com baixo ruído.