Aviação Notícias TAM Cargo

LATAM Cargo adota sistema para monitoramento via satélite

TAM CARGO GUARULHOS

Produtividade da empresa deve melhorar 8% com novo sistema

A LATAM Cargo Brasil, unidade de cargas do Grupo LATAM, implantou um sistema de monitoramento e controle das entregas de mercadoria no serviço de porta-a-porta da companhia. Adotado em outubro de 2015 e abrangendo 81% das bases do porta-a-porta da companhia – 38 de um total de 47, em todo o Brasil –, o sistema é operado via satélite por uma central e funciona a partir de aplicativos instalados nos celulares dos motoristas responsáveis pelas entregas de mercadorias.

Com a implantação dessa ferramenta, que teve investimentos de R$ 140 mil, a LATAM Cargo Brasil estima melhorar a produtividade da frota em torno de 8% devido à otimização do uso dos veículos na coleta e entrega de mercadorias. Atualmente, a empresa dispõe de mais de 240 veículos em todo o Brasil para entrega porta-a-porta, incluindo carros e motos, o que possibilita à companhia realizar coletas em mais de 400 cidades e entrega em mais de 4 mil localidades no país.

“O sistema auxilia no contato preciso com as unidades e os clientes e na escolha da melhor alternativa para atendimento ao destinatário. Isso é possível graças ao monitoramento em tempo real dos veículos, nas diferentes regiões de cada cidade onde o sistema já opera”, afirma o diretor-geral da LATAM Cargo Brasil, Luis Quintiliano.

Dessa forma, em qualquer minuto é possível saber onde os carros se localizam, se estão cumprindo o itinerário programado e se já fizeram determinadas coletas ou entregas.

Esse mecanismo também permite a redução em torno de 3% dos custos para a empresa, dado que não terá gastos extras desnecessários, a exemplo da contratação de outros carros para entregas, na ausência de alguma unidade da empresa em determinado momento. A melhoria na logística também permite aprimorar a qualidade das entregas para os clientes, reduzindo o tempo de chegada da mercadoria até as mãos do destinatário.

Related Posts