Passagens rodoviárias online vendem mais

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3ª edição do Estudo E-RODOVIÁRIO conclui que o mercado rodoviário online segue crescendo e traz capítulo especial desenvolvido pela Roland Berger

Da redação

Em 2017, a participação do mercado online na venda de passagens de ônibus alcança 6%, um crescimento de 1 p.p. em relação à participação de 2016. Esse aumento está alinhado às estimativas para o ano de 2017, que, até o final do ano, deve movimentar mais de R$ 916 milhões, com 9.7 milhões de passagens de ônibus vendidas em sites de passagens rodoviárias ou de empresas do setor. Os dados são da terceira edição do estudo E-RODOVIÁRIO, desenvolvido pela ClickBus, plataforma líder de vendas online de passagens de ônibus.

Os dados representam a evolução orgânica do e-commerce rodoviário, e há chances de crescimento maior em virtude da Resolução 5.396 da ANTT, que flexibiliza as regras para a prática de tarifa promocional no setor de transporte rodoviário. Em capítulo especial, desenvolvido em parceria com a consultoria estratégica Roland Berger, são expostas as oportunidades e desafios criados por essa resolução que aumentará a competitividade e beneficiará os passageiros e as empresas de ônibus. As mudanças regulatórias implementadas no setor aéreo no início da década de 2000 multiplicaram em mais de 2,5 vezes o número de passageiros.

“Incentivos, conexões e outras práticas já comuns em outros setores de turismo e no e-commerce já foram trazidas para o setor rodoviário. Agora, com a nova regulamentação, o “yield management” também poderá ser aplicado. Isso significa que as empresas de ônibus poderão oferecer passagens com descontos sem ter que passar pela aprovação da ANTT. Antes a comparação de preços para economizar na viagem não era tão necessária, mas agora o passageiro rodoviário já consegue perceber uma diferença de preços na compra antecipada. Neste contexto, uma plataforma com a ClickBus ganha ainda mais importância”, afirma Fernando Prado, CEO da ClickBus.

O estudo E-RODOVIÁRIO 1o semestre de 2017, também concluiu que houve algumas mudanças no comportamento de compra do viajante de ônibus que compra passagens pela internet. Neste período, 32% das compras de passagens de ônibus compradas pela internet foram feitas pelo celular, um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano anterior, que registrou 23% em compras mobile. Além disso, o embarque às sextas-feiras e as compras efetuadas às 11h superaram embarques aos domingos e compras às 14h – que representavam uma parcela maior nas duas ultimas edições do estudo.

“O setor rodoviário é o modal de transporte pago mais democrático do Brasil. Além de entregar a maior capilaridade e o melhor preço, oferece viagens muito mais confortáveis. Por ano, 160 milhões de brasileiros embarcam em viagens rodoviárias em ônibus de mais de 190 empresas, chegando a mais de 4.600 destinos. Aos poucos, o setor rodoviário migra cada vez mais para o online: mais empresas de ônibus lançam sites e aplicativos, mais agregadores de viagens vendem passagens de ônibus e mais brasileiros compram seus bilhetes pela internet. A penetração online de 6% parece pouco, mas em 10 anos deve chegar a mais de 50%”, conclui Prado.

O Estudo E-Rodoviário ClickBus oferece semestralmente dados consolidados sobre a modernização, desenvolvimento e crescimento do mercado online do setor rodoviário brasileiro. Através de estudos e análises de performance e comportamento, este conteúdo traz informações sobre a evolução de portfólio, presença online, comportamento e preferência do consumidor que viaja de ônibus.