Artigo: Transformação digital, conceitos de TI para empresas de transporte

3

*Por Valmir Colodrão

valmir-colodrao1
“Conceitos de TI essenciais às empresas de transporte”

Para trabalhar tecnologia de forma sustentável e participar ativamente da operação de seus clientes, as empresas do setor de transportes perceberam que é preciso agregar e gerenciar soluções que atendam de forma completa toda a cadeia do transporte de passageiros e logística.

O mercado de transporte rodoviário no Brasil tem passado por inúmeras transformações como automatização de processos, análise inteligente das informações e a melhoria no atendimento.  Por isso, para auxiliar os gestores de TI das companhias desse segmento, vou sugerir três conceitos de TI que são essenciais às empresas de transporte.

Automatização de processos – É possível controlar todas as operações por meio de uma única interface, com softwares que atendem amplamente às necessidades operacionais, logísticas, financeiras, fiscais, comerciais e administrativas das empresas de transporte. A solução aumenta a produtividade interna e oferece controle e padronização dos processos, do consumo, gastos e manutenção da frota, reduz custos e aumenta a lucratividade, com acesso às informações administrativas e operacionais e redução dos riscos para administradores e acionistas.

Gestão por indicadores e monitoramento inteligente – Reduzir custos e aumentar o faturamento é o desejo da maioria das empresas. Plataformas que auxiliam na gestão por meio de indicadores, e tenham capacidade de emitir alertas de desempenho, via e-mail, podem ser de grande ajuda quando algo não sair conforme o planejado. Essas ferramentas realizam análises de negócios que podem melhorar o resultado da transportadora, permitindo explorar novas oportunidades.

Maximize as inovações tecnológicas – Com tantas inovações tecnológicas, muitas vezes o empreendedor não sabe por onde começar e precisa de consultores que o ajudem a sair do zero e a tirar o máximo proveito de seus recursos, esclarecendo dúvidas operacionais e aconselhando boas práticas, para um melhor desempenho em seu negócio. As empresas especializadas em fornecer tecnologia para o setor de transporte ajudam as companhias a criarem e revisarem indicadores, com visão imparcial, para garantir a melhoria dos resultados a partir da união do conhecimento especializado em processos e em TI.

 

Valmir Colodrão, diretor e sócio fundador da BgmRodotec, que atua no desenvolvimento de software de gestão para empresas de transporte*