Artigo: Logística e produtividade na rota da Confenar

2

Victor Simas__

*Por Victor Simas

O que determina o sucesso no setor de logística e transporte de bebidas é o foco na excelência operacional, considerando sempre a otimização de processos. Esse é o pensamento que nós, empresários associados à Confenar, Confederação Nacional das Revendas da Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição, a maior rede de distribuição de bebidas do Brasil, seguimos e que tem gerado excelentes resultados.

A fórmula parece simples, entretanto, demanda muita atenção e foco das empresas, já que é uma operação extremamente estratégica e que envolve, além do transporte, a armazenagem e distribuição das bebidas. Sem dúvidas, é essencial um bom planejamento, que entenda as necessidades dos clientes e avalie a qualidade dos materiais, o controle e as condições dos estoques. A tecnologia e o alinhamento de informações entre as revendas e os pontos de venda também garantem o bom andamento das ações.

Reforço, a logística é complexa. São muitos detalhes que determinam o quão produtiva será a nossa operação. Mas o nosso principal desafio está fora dos pátios de armazenamento. Está nas rodovias por esse Brasil afora.

As 110 revendas associadas à Confenar atendem milhares de pontos de venda em todos os municípios brasileiros – e isso envolve transitar por estradas que não estejam tão adequadas, sem sinalização, esburacadas, enfrentando adversidades ao longo dos quilômetros percorridos. Um estudo divulgado no ano passado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) aponta que as rodovias necessitariam de mais de 290 bilhões de reais para se adequarem às demandas em todo o território nacional.

Ainda de acordo com a pesquisa, 58% dessas estradas não oferecem condições satisfatórias para os usuários, o que aumenta o custo das operações, impactando também o frete. Outros fatores que interferem no produto final são os gastos com seguro, pneus, combustível com preços elevados e, claro, os encargos fiscais.

Por isso destaco a importância da excelência operacional. Aliada ao planejamento estratégico, conseguimos trabalhar sempre com potencial máximo e criando planos para driblar as adversidades. Seguimos trilhando nossa trajetória com sucesso, buscando aperfeiçoar as operações e enfrentar o que vier pela frente. Afinal, a logística e a produtividade estão fortemente conectadas – é o serviço que oferecemos ao cliente com excelência com a revenda de bebidas.

 

Victor Simas* é presidente da Confenar, Confederação Nacional das Revendas da Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição