Empresa brasileira vai modernizar controle ferroviário argentino

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Empresa Trenes Argentinos Cargas realizou licitação internacional para novo Centro de Controle de Tráfego. Governo prevê investimentos de 14 bilhões de dólares até 2023

A empresa estatal Trenes Argentinos Cargas acaba de inaugurar um novo Centro de Controle de Tráfego que lhe permite monitorar, em tempo real, o posicionamento dos trens e sua velocidade ao longo de nove mil quilômetros de vias, bem como a autorizar a circulação e ativar a frenagem automática das composições em caso de emergência.

O projeto faz parte da política de modernização da malha férrea argentina e contou com investimentos da ordem de 128 milhões de pesos argentinos (ou cerca de 8,2 milhões de dólares). O desenvolvimento e implantação foram conduzidos pela Trenes Argentinos Cargas com tecnologia da empresa brasileira  ART Rail Technology. Para conquistar o contrato, a ART saiu vencedora de uma licitação internacional envolvendo alguns dos maiores players globais do setor de tecnologia ferroviária.

A instalação do Centro de Controle integra um ambicioso plano de modernização da malha ferroviária encampado pelo Governo da Argentina, que têm previsão de investimentos da ordem de 14 bilhões de dólares até 2023. Neste projeto específico, a ART atua como fornecedor “turn key”, isto é, com responsabilidade pela entrega de um pacote completo de serviços e soluções cobrindo todas as etapas de concepção e execução do projeto, bem como sua manutenção posterior.

Modernização da Trenes Argentinos Cargas deverá posicioná-la entre as mais eficientes da América Latina

As três linhas ferroviárias atendidas pelo Centro de Controle de Tráfego percorrem 17 províncias argentinas, com mais de 9 mil quilômetros de vias. Antes, esta estrutura funcionava com antiquados e caros sistemas de comunicação por satélite ou dependiam do uso de ligações de celulares para a comunicação com os condutores para consultá-los sobre o posicionamento do trem ao Centro de Comando; um sistema sujeito a falhas de sinal ou de comunicação.

A solução TCS abrange ainda a instalação de um conjunto de equipamentos de bordo nas locomotivas, que permitem a comunicação entre o maquinista e o Centro de Controle Operacional (através de uma rede digital envolvendo a combinação de canais de comunicação via celular e satélite).

Além do cálculo da localização dos trens em tempo real, tais dispositivos permitem registrar as informações relacionadas ao perfil de condução dos maquinistas e a proteger os trens nos casos de excessos de velocidade ou entrada do trem em trechos não autorizados.

De acordo com o CEO da ART, Carlos Henrique Corrêa, a modernização da Trenes Argentinos Cargas deverá posicioná-la, em curto prazo, entre as mais eficientes da América Latina e criará as condições para aumentar significativamente a importância do próprio modal ferroviário na estrutura logística da Argentina.

Como funciona – Através de equipamentos instalados nas locomotiva dos trens, o Centro de Monitoramento conhece a localização exata de cada composição e a distância restante até o destino final. O Centro de Controle se comunica com o condutor de forma permanente e instantânea e autoriza sua circulação em cada trecho da via.

Caso o trem supere a velocidade permitida ou ingresse em uma zona de circulação não autorizada, a partir do Centro de Controle é ativada uma advertência e, de imediato, um mecanismo corta a tração do trem, de modo que a composição pare automaticamente. Neste Centro trabalham 92 pessoas em diferentes turnos. Ele está equipado com telas gigantes de última tecnologia.

A Contratação do projeto se realizou através de uma licitação pública internacional com a participação de diversas empresas estrangeiras, resultando na vitória da tecnologia de origem brasileira. Este novo sistema envolve a capacitação de 1500 trabalhadores em diferentes disciplinas.