• terça-feira , 21 outubro 2014

O magnetizador Volvo FH 16 de 750 cv

por Gustavo Queiroz

Entre as novidades da Fenatran 2013, a mais marcante certamente foi a apresentação do caminhão FH 16 com 750 cavalos de potência, no estande da Volvo. O modelo, que já está disponível no mercado nacional, está sendo importado e se destaca pela nova cabine e pela força de seu propulsor. Inicialmente, a montadora trouxe um lote com 30 unidades do modelo, sendo que a maioria já foi negociado em um evento especial com clientes na semana passada.

Um detalhe importante, mas que passou despercebido durante a apresentação, foi com relação ao posicionamento do tanque de combustível do caminhão, de apenas 100 litros e instalado sobre o chassi, logo entre a cabine e a quinta roda. ”Como o caminhão pode ser aplicado em diversas situações especiais, variando muito com o tipo de implemento e aplicação, iremos posicionar o tanque normal de acordo com a necessidade do cliente”, justificou Álvaro Menoncin, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo no Brasil. ”O tanque que está neste caminhão, que está no estande, é apenas para a movimentação do veículo”, completou.

Mesmo que importado, o novo projeto da cabine do FH 16, bem como o da linha VM, evidenciam as expectativas de que toda a linha Volvo receberá a nova identidade visual durante o ano de 2014. A fábrica de Curitiba já está se preparando para produzir a nova cabine, apresentada pela primeira vez durante o IAA, de Hannover (Alemanha), em setembro de 2012.

O caminhão de 750 cv é recomendado para aplicações especiais, como o transporte de carga indivisível de até 250 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado), bem como para operações em que se exige maior velocidade média. “Estamos trazendo da Europa o mais potente e mais avançado caminhão neste segmento para atender uma demanda do mercado brasileiro de transportes”, declarou Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina.

Volvo FH 16 – Esse tipo de produto tem sido bastante demandado no mercado, tanto que Mercedes-Benz e Scania também apresentaram soluções neste sentido. O caminhão chega para atender, sobretudo, uma necessidade de grandes obras por todas as regiões do País. “É um caminhão excepcional, com muita potência e torque, direcionado para atender os transportadores que precisam de um caminhão com extrema capacidade de carga”, contou Bernardo Fedalto, diretor de Caminhões Volvo.

O modelo que está em exposição é um cavalo mecânico com tração 8×4, equipado com o motor D16G, de 16 litros, com 750 cv e torque máximo de 3550Nm a 1050 rpm, sendo que este elevado torque continua na faixa plana até 1400 rpm. “É uma invejável configuração, para atender com folga as rigorosas exigências dos transportadores que têm veículos especializados no carregamento de cargas indivisíveis, por exemplo”, afirmou Menoncin. ” Isto possibilita manter velocidades médias mais altas, mesmo nas subidas e inclinações mais íngremes, garantindo maior produtividade do transporte”, completou.

A nova cabine é equipada com: novo painel; câmera auxiliar de ré/manobras; teto solar (sky window); freios EBS; freios VEB + Retarder, alcançando 1180cv de potência, faróis de xenônio; suspensão de traseira eletrônica ECS; geladeira; maior espaço interno; lanternas traseiras de LED; e cor exclusiva perolizada (preto FH16, mystic fjord pearl). Recebe também a caixa de câmbio eletrônica I-Shift e direção elétrica VDS (Volvo Dynamic Steering), servo-assistida hidraulicamente. “Com o Volvo FH 750cv podemos oferecer um caminhão com o máximo em desempenho e eficiência em combustível”, finalizou Alexander Boni, gerente de Caminhões da Linha F.

Volvo FH 16 - 750 cv

O Volvo FH 16 de 750 cv chega ao Brasil como o mais potente do mercado

Posts Relacionados