Avianca Azul Cargo Azul Linhas Aéreas Brasileiras Notícias Social

Transporte de órgãos via aéreo cresce no Brasil

transporte de órgãos

O transporte de órgãos cresceu em 2014.

Durante o primeiro semestre de 2015, as companhias aéreas Avianca, Azul, Gol e Tam, que integram a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), transportaram 2.785 órgãos, tecidos, itens e equipes médicas. O serviço é fornecido gratuitamente desde 2001 e integra a rede de transplante de órgãos de Sistema Único de Saúde (SUS).

“A participação da sociedade segue sendo parte central desse esforço. É de suma importância que as pessoas que têm interesse em doar órgãos manifestem essa vontade no seu círculo de relacionamentos”, diz Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR.

Em 2014, as companhias aéreas associadas transportaram 7.957 itens por via aérea, um substancial crescimento sobre os 6.938 itens transportados em 2013. Tal aumento ocorreu após a assinatura do termo de cooperação de 2013 entre o Ministério da Saúde, ABEAR, Secretaria de Aviação Civil, Força Aérea Brasileira, Infraero e os aeroportos concessionados. “Os ganhos de agilidade nas decisões relativas ao transporte de órgãos para transplante cresceram substancialmente após a implantação do convênio”, finaliza o executivo.

Related Posts